Saab leva o F-39E Gripen da FAB para Belém no Pará. O F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizado como plataforma de testes pela Saab no Brasil, realizou o seu mais longo voo desde que chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020. Na última quinta-feira (14/03), o caça voou cerca de 2.500 km (1.370 milhas náuticas), sem escalas, entre Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, e a capital paraense, Belém.
Para o longo voo de aproximadamente sem escalas entre o Aeroporto de Gavião Peixoto (SBGX), onde fica o Gripen Flight Test Centre (GFTC) da Saab/Embraer, e a Base Aérea de Belém (SBBE), o FAB 4100 foi equipado com dois tanques auxiliares de combustível instalados sob cada asa. As imagens da chegada do Gripen em Belém mostram que ele transportava mísseis IRIS-T nos trilhos de ponta de asas.
Apesar da grande distância percorrida pelo Gripen E, aproximadamente 2.500 km entre São Paulo e o Pará, ela não está nem perto do seu limite operacional, que fica em torno de 4.000 km, conforme publicamos em uma matéria completa na Revista Força Aérea 131 de agosto de 2021 (acesse aqui).
De acordo com as informações não oficiais, o motivo da viagem do F-39E até o norte do país é a realização de uma campanha de testes em ambientes com alta umidade e temperatura. Em aproveitamento à essa inusitada visita, a FAB irá expor o 4100 nos Portões Abertos que a Base Aérea de Belém realizará no próximo dia 24 de março.
@FFO