Acidente com NF-5 das “Estrelas Turcas” mata militar em solo. Um caça NF-5 Freedom Fighter do Esquadrão de Demonstração Aérea “Türk Yıldızları” (‘Estrelas Turcas”), da Força Aérea da Turquia (TuAF), caiu na quinta-feira (14/03), durante um voo de treinamento na 3ª Base Aérea, em Konya. O piloto conseguiu ejetar em segurança, mas os destroços do jato atingiram um militar em solo, que não resistiu aos ferimentos.
O jato caiu dentro da área da 3ª Base Aérea de Konya, região da Anatólia Central, onde fica a sede do 134º Esquadrão de Equipe Acrobática “Estrelas Turcas”. Imediatamente após o acidente, equipes de resgate chegaram ao local resgatando o piloto e o encaminhando para avaliação médica. Infelizmente, um Sargento que trabalhava em obras na Base Aérea foi fatalmente atingido pelos destroços do caça.
A equipe de demonstração da TuAF foi formada em 07 de novembro de 1992 como “Águias de Anatólia”, e em 11 de janeiro de 1993 teve o nome alterado para “Estrelas Turcas”. O Esquadrão sempre voou com os caças Northrop NF-5A/B Freedom Fighter. A primeira exibição, com quatro aeronaves, ocorreu em 19 de junho de 1993, e desde 2004 a apresentação é realizada com oito aeronaves .
A frota do 134Filo conta com cerca de 20 NF-5A-2000 (monoplace) e NF-5B-2000 (biplace), adquiridos usados da Força Aérea Real Holandesa, revisados em 2010 para extensão de vida. O Ministério da Defesa da Turquia abriu investigação para encontrar a causa do acidente.
@FFO