Satélite com sensor da BAE Systems irá monitorar emissões dos gases de efeito estufa. A BAE Systems e o Fundo de Defesa Ambiental dos Estados Unidos (EDF – Environmental Defense Fund) celebraram o bem-sucedido lançamento do satélite MethaneSAT a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. O lançamento ocorreu no início deste mês em um foguete SpaceX Falcon 9.
O satélite irá fornecer dados científicos confiáveis sobre as fontes e a escala das emissões de metano em todo o mundo, com o objetivo final de promover medidas para redução deste gás na atmosfera. Devido as característica da sua órbita, o MethaneSAT passará os mesmos locais diariamente, na maioria dos casos.
O instrumento principal do MethaneSAT é um espectrômetro desenvolvido pela BAE Systems, responsável por identificar e quantificar as emissões de metano ao medir a parte estreita do raio infravermelho onde o gás absorve a luz refletida pela Terra. O satélite irá monitorar as emissões de petróleo e seus derivados, que representa cerca de 40% de todas as emissões de metano causadas pelo homem.
A BAE Systems trabalhou com cientistas do FDA e da MethaneSAT LLC, para projetar e construir o sensor do satélite. A empresa também liderou a integração e testes ambientais e fornecerá serviços de comissionamento desde o lançamento até a entrada em serviço, posicionando o satélite na órbita correta e testando os seus sistemas embarcados.
Após a conclusão do comissionamento, o FDA lançará uma plataforma baseada em nuvem em parceria com o Google para distribuir os dados do MethaneSAT de forma pública e gratuita, garantindo que os dados sejam facilmente acessíveis a todos. Esta é uma nova capacidade aeroespacial desenvolvida pela BAE Systems, que já acumula forte atuação no setor.
Fonte: BAE Systems
@FFO