Caravan não tripulado da Xwing participou de Exercício da USAF na Califórnia. A empresa Xwing, especializada em tecnologia de automação modular para aviação, participou do recente exercício AGILE FLAG 24-1 organizado pelo Comando de Combate Aéreo (ACC) e pelo Comando de Mobilidade Aérea (AMC) da USAF. Um Cessna 208B Grand Caravan não-tripulado da Xwing realizou com sucesso voos de transporte logístico durante a missão.
O Cessna 208B, matrícula civil N101XW, equipado com sistema autônomo de pilotagem da Xwing, acumulou mais de 2.800 milhas náuticas (cerca de 5.130 km) de voo em uma semana de operações, transportando cargas leves entre bases militares e aeroportos civis na Califórnia.
As operações só foram possíveis após a USAF conceder à Xwing licenças especiais do tipo MFR (Liberação de Voo Militar). Os voos autônomos em Bases Militares e aeroportos civis só foram liberados depois que a empresa comprovou às autoridades a total confiabilidade e segurança operacional do seu sistema.
Os voos não-tripulados com o C208B da Xwing supriram as necessidades dos comandos combatentes transportando pequenas cargas entre as unidades militares, evitando o acionamento de uma aeronave maior porte tripulada como o C-130 Hércules. Este tipo de operação tem menores custos operacionais e não expõem pessoas aos riscos envolvidos em missões reais.
“A Xwing ilustrou o papel da automação como multiplicador de força e mitigador de risco para dispersar rapidamente operações de contingência em ambientes desconhecidos, contestados, degradados ou operacionalmente”, disse a empresa.
Entre os locais onde o Caravan pousou de forma autônoma estão a Base Aérea de March, a Base da Força Espacial de Vandenberg, o Aeroporto Sacramento McClellan, Aeroporto Meadows Field e o Aeroporto Internacional Fresno Yosemite. Foram transportados equipamentos meteorológicos sensíveis e outros tipos de pequenas cargas críticas para os comandos combatentes.
O exercício AGILE FLAG 24-1 é focado no emprego ágil de combate, treinando a execução de missões com flexibilidade logística dispersa em locais com pouco ou nenhum apoio em solo. Durante o exercício o Caravan autônomo voou no espaço aéreo de Los Angeles, onde se integrou com sucesso ao fluxo de tráfego pesado naquela área, cumprindo todas as instruções do Controle de Tráfego Aéreo (ATC).
A participação da Xwing no AGILE FLAG 24-1 fez parte de um contrato recém concedido para a Fase III de Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR), uma continuação da parceria da Xwing com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFWERX).
Fonte: Xwing
@FFO