AIDC e Northrop Grumman fazem parceria com a frota E-2K da RoCAF. A Northrop Grumman e a empresa aeroespacial taiwanesa Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) anunciaram oficialmente uma parceria estratégica que visa aprimorar as capacidades de reconhecimento, busca e alerta aéreo antecipado da frota de aeronaves AEW E-2K Hawkeye da Republic of China Air Force (RoCAF).
A RoCAF enfrenta a crescente obsolescência da frota E-2K, um componente crítico na salvaguarda do espaço aéreo de Taiwan, constantemente ameaçado pela China. A frota E-2K desempenha um papel fundamental na vigilância aérea e nas funções de comando e controle de Taiwan, monitorando efetivamente o espaço aéreo e identificando ameaças potenciais.
Reconhecendo o papel indispensável da aeronave na manutenção da segurança nacional, a AIDC e a Northrop Grumman firmaram um memorando de entendimento (MoU) para explorar possíveis planos de atualização. O MoU, assinado em 23 de fevereiro no Singapore Airshow 2024, descreve o compromisso em apoiar a RoCAF na modernização das aeronaves.
Um aspecto fundamental da colaboração envolve a possibilidade de atualizar a frota existente de E-2K para a configuração mais recente, alinhando-se com a visão de longo prazo de Taiwan de adquirir novas aeronaves E-2D no futuro. Esta atualização não só prolongaria a vida útil do E-2K, mas também aumentaria a capacidade da RoCAF de conduzir operações eficazes de reconhecimento, busca e alerta antecipado.
Além disso, espera-se que a atualização simplifique a gestão da frota. O presidente da AIDC, Moudy Hu, e o CEO da Northrop Grumman de Taiwan, Fisher Huang, estiveram presentes na assinatura do MOU, destacando a importância da colaboração. O acordo foi assinado em nome da AIDC por Alex Tsai, Vice-Presidente de Programas Militares e Novos Negócios, e Janice Zilch, Vice-Presidente da Northrop Grumman. Prevê-se que o potencial programa de atualização, se realizado, siga um padrão semelhante ao bem-sucedido “programa de atualização do F-16V”.
Taiwan adquiriu inicialmente quatro aeronaves E-2T dos Estados Unidos em novembro de 1995. O comissionamento de dois novos E-2K Hawkeyes em abril de 2006 marcou um passo significativo para as capacidades de alerta aéreo antecipado da RoCAF. Um acordo em 2008 aprovou a atualização das quatro aeronaves E-2T para a configuração Hawkeye 2000, um processo concluído em dois lotes entre 2010 e 2013, deixando todos no padrão E-2K.
No entanto, os desafios de manutenção do E-2K tornaram-se evidentes em 2022, quando o Ministério da Defesa Nacional foi obrigado a desativar uma fuselagem devido a reparos proibitivamente caros após um acidente que causou danos ao trem de pouso. Este incidente ressaltou a importância de um programa abrangente de atualização para resolver tanto a obsolescência quanto as limitações de manutenção.
A frota de E-2K (RoCAF 2501 a 2506) são operados pelo 2º Esquadrão de Alerta Antecipado (2nd Early Warning Squadron — 2nd EWS), sediado na Base Aérea de Pingtung South (RCDC). O acidente com o E-2K RoCAF 2503 ocorreu às 11h08 LT, e a aeronave foi descartada.
@CAS