Helicópteros NH90 do Exército Italiano atingem 5 mil horas de voo no Iraque. O Comando de Aviação do Exército Italiano celebrou recentemente as 5.000 horas de voo dos seus helicópteros UH90A (designação local para o NHI NH90 TTH) implantados no Aeroporto de Erbil, no Iraque, em apoio à coalizão internacional da Operação Inherent Resolve (OIR). Os UH90A estão subordinados ao Grupo de Tarefa Aeromóvel Griffon, parte da Operação Prima Parthica das Forças Armadas Italianas na OIR.
No Iraque os UH90A realizam tarefas de transporte de militares italianos, apoio às missões de Mobilidade Aérea das tropas Aliadas na coalizão e para operações da OTAN no país do Oriente Médio. O Grupo de Trabalho Griffon opera em sinergia com a Força-Tarefa de Aviação do Exército dos Estados Unidos “Gamgler”, também baseada em Erbil.
O Exército Italiano enviou os UH90A para o Iraque em 2014, com a missão inicial de Busca e Resgate de Pessoal em Combate (C-SAR). A responde à Brigada de Aviação de Combate da Coalizão, embora todas as suas atividades sejam coordenadas pelo Comando Operativo di Vertice Interforze italiano (Quartel-General de Operações Conjuntas).
Com 60 aeronaves, o Exército Italiano é um dos primeiros e maiores operadores do NHI NH90, tendo ultrapassado 31.000 horas de voo em operações no país e no exterior (incluindo Afeganistão e Iraque). Os NH90 italianos foram os primeiros a atuar em missões reais de combate.
O Comando de Aviação do Exército Italiana distribui os seus UH90A no 5º Regimento de Aviação “Rigel”, Esquadrão 272 da Bases de Casarsa della Delizia; e no 7º Regimento de Aviação “Vega”, Esquadrões 251, 252 e 253 da Base de Rimini/Miramare; além do destacamento de Erbil, no Iraque.
Fonte: MD Itália
@FFO