ROKAF realiza Elephant Walk liderada por F-4E Phantom. A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) realizou em 08/03 uma “Elephant Walk” (Caminhada do Elefante) com 33 aeronaves sobre a pista da Base Aérea de Suwon, no noroeste do País. Foi uma homenagem aos últimos F-4 Phantom ainda em operação, e uma demonstração de poder para seu vizinho do norte.
Liderada por oito F-4E Phantom, a formação aeronaves completamente armadas reuniu alguns dos mais modernos caças da ROKAF, entre os quais os F-15K, KF-16 e F-35A. Quanto aos McDonnell Douglas F-4E Phantom, estima-se que atualmente apenas uma dezena deles ainda estejam ativos no 153º Esquadrão de Caça. A previsão é que todos sejam aposentados no próximo mês de junho.
A demonstração de poder aéreo teve como pano de fundo o Exercício Multinacional “Freedom Shield” que reúne a Coreia do Sul e os Estados Unidos. O objetivo é fortalecer a dissuasão conjunta contra as ameaças nucleares e convencionais vindas da Coreia do Norte. Um dia antes do Elephant Walk ser realizado em Suwon, o líder norte-coreano, Kim Jong-un supervisionou manobras de artilharia envolvendo unidades de fronteira que simularam ataques à Seul.
“A caminhada do elefante demonstrou que a nossa Força Aérea deve inspirar confiança para nossos cidadãos e medo aos inimigos, com capacidades e postura prontas para responder de forma esmagadora a qualquer provocação”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da ROKAF, General Lee Young-su.
A ROKAF recebeu os primeiros F-4 Phantom em 1969, e desde então operou cerca de 220 unidades em diversas versões diferentes do icônico jato multifuncional. Até 1994, quando foi introduzido o KF-16 (versão sul-coreana do F-16 Figthing Falcon), os Phantoms constituíram a primeira linha de defesa aérea do País. Com a recente incorporação dos caças de quinta geração F-35A Ligthning II, está chegando a hora do icônico F-4 Phantom sair de cena e entrar para a história da ROKAF.
@FFO
A Republic of Korea Air Force (ROKAF) fez a última aparição pública no show aéreo em Suwon Space Challenge de seus lendários F-4E Phantom, que devem ser aposentados em junho deste ano.
Em "Notícias"
Mais de 30 aeronaves da USAF, US Navy, USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA), Força Aérea Real Australiana (RAAF), Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), Armée de l'Air et de l'Espace Francesa (AAE) e da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) participaram de uma "Elephant Walk" (Caminhada…
Em "Notícias"
O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS) de até 20 aeronaves Lockheed Martin F-35A a Coreia do Sul neste mês de setembro. A documentação já foi enviada ao Congresso pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA).
Em "Notícias"