No dia 5 de agosto de 2020 foi realizada a primeira missão de Reabastecimento em Voo (REVO) do mais novo helicóptero SAR/C-SAR da USAF. O encontro ocorreu entre um Lockheed HC-130J Hércules USAF AF 11272 e o Sikorsky HH-60W Jolly Green II USAF AF 14448, a 3.000 pés sobre a região da Eglin AFB, se estendendo até o sul do estado do Alabama.
O REVO marcou o início de duas semanas de testes para o desenvolvimento do envelope de reabastecimento aéreo da aeronave pelos pilotos de ensaio do 413th FLTS Combat Rescue Helicopter. Ao longo dos testes, a tripulação e os engenheiros avaliarão a capacidade do helicóptero de se conectar com a cesta de combustível e suas qualidades de manuseio durante o abastecimento. Os primeiros REVOs foram a “seco” e ocorreram somente durando o dia. A medida que o trabalho evoluiu, passou para REVO “molhado” e noturno, este com uso de óculos de visão noturna (NVG) – fase atual do ensaio.
Os sete HH-60W já produzidos pela Sikorsky vem passando por diversos ensaios realizados pela USAF, entre eles, o emprego do radar, dos sistemas defensivos e do armamento em missões Combat SAR.
O HH-60W é resultado do programa CRH – Combat Rescue Helicopter lançado em 2014, que irá substituir gradualmente os Sikorsky HH-60G Pave Hawk nas missões de SAR/C-SAR na USAF. A previsão é os dois primeiros lotes de baixa intensidade, com 19 aeronaves, entrem em serviço em 2021. A produção seriada está prevista para iniciar 2023 atingindo um total de 113 aeronaves.
@CAS