IMAGENS – Acidente com L100-30 Hércules civil na Somália. Um Lockheed L100-30 Hércules (versão civil do cargueiro militar C-130), sofreu um acidente após pousar na pista de terra na localidade de Jowhar, no sul da Somália, a cerca de 90 km da capital Mogadíscio. O fato ocorreu neste sábado (09/03), e não deixou feridos.
A aeronave, matrícula 5X-SBR (c/n 382-4582), havia decolado de Entebbe, em Uganda, transportando suprimentos para as tropas de paz da União Africana que estão na Somália atuando na missão African Union Transition Mission in Somalia (ATMIS).
As imagens mostram que o L100-30 saiu pela lateral direita da pista de Jowhar, danificando os trens de pouso e batendo com a asa direita no chão. O motor número 4 (mais externo da asa direita) perdeu o conjunto de hélices, possivelmente devido ao impacto contra o solo.
Não foram divulgados detalhes de quantas pessoas estavam a bordo e se os pilotos reportaram algum problema técnico com a aeronave antes do pouso. Não há informações sobre feridos, e pelas imagens a aeronave de quase 50 anos aparentemente ficou seriamente danificada.
Fabricado no início de 1975, o L100-30 foi encomendado pelo governo do Gabão para suporte logístico à construção da estrada de ferro Trans-Gabão (Transgabonais). Ele foi recebido em abril daquele ano pela Força Aérea do Gabão, com a matrícula TR-KKA. Posteriormente ele foi vendido para a Pegasus Aviaton (N2189M), e durante os anos passou por várias empresas como a Alaska World Trade (N2189M), Tepper Aviation (N2189M), Rapid Air Trans (N2189M), Tepper Aviation (N2731G) até, finalmente, ser comprado pela BAR Aviation (5X-SBR) em abril do ano passado.
Today, a cargo plane had a runway mishap at #Jowhar Airport in #Somalia. Witnesses say it veered off the runway while delivering supplies to #African Union troops. Fortunately, all onboard are safe. Stay tuned for updates. @MogadishuNewsN pic.twitter.com/tBsnN374vi
— Mogadishu News Now (@MogadishuNewsN) March 9, 2024
@FFO