UK reserva £ 40 milhões para compra de helicóptero VIP. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) está buscando um novo helicóptero para cumprir o contrato do Rotary Wing Command Support Air Transport Helicopter Service (RWCSAT). O valor alcoado é de até £ 40 milhões (US$ 51,3 milhões), para um período de cinco anos. Atualmente, o serviço de asas rotativas VIP militar e governamental é fornecida pelo 32 Sqn RAF, baseado na base aérea RAF Northolt, operando o helicóptero AW109.
No anúncio publicado em meados de fevereiro, o Ministério da Defesa afirmou estar à procura de soluções para o requisito da RWCSAT que visa fornecer voos ponto a ponto para “militares de alta patente, ministros e funcionários governamentais dentro do Reino Unido e locais próximos perto da Europa”, o que seria realizado pela “tripulação militar britânica” do 32 Sqn baseado na RAF Northolt.
Conforme os requisitos do contrato, as aeronaves devem conseguir operar em espaço aéreo restrito, como áreas proibidas, áreas restritas e áreas de perigo, bem como poder operar numa zona de controle, como o Aeroporto Heathrow de Londres. A entrega da solução deverá ocorrer “o mais breve possível”, a partir de dezembro de 2024. A data de término do contrato está fixada em novembro de 2029. O que denota um arrendamento. Não foram dados mais detalhes de que modelos podem ser escolhidos ou se uma nova versão do AW109 atenderia.
Em 8 de Março, o Comité de Contas Públicas do Reino Unido publicou um relatório contundente sobre o Plano de Equipamento do Ministério da Defesa, afirmando haver um buraco negro de financiamento de £16,9 bilhões entre as suas intenções e a realidade das finanças disponíveis. O que trava a pergunta: de onde irá sair o recurso?
32 Sqn é pouco conhecido na RAF. Além do AW109 o esquadrão também opera dois jatos executivos Dassault 900LX, conhecidos como Envoy CC Mk1, que foram adquiridos para substituir o Bae146, desativados em março de 2022.
@CAS