Taiwan deverá atualizar os seus E-2K Hawkeye. A Northrop Grumman e a empresa taiwanesa AIDC (Aerospace Industrial Development Corporation) anunciaram recentemente a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de atualizar a frota de aeronaves E-2K Hawkeye da Força Aérea de Taiwan, ou Força Aérea da República da China (ROCAF).
A ROKAF necessita modernizar a sua frota de aeronaves E-2K Hawkeye de Alerta e Controle Aéreo Antecipado (AEW&C), modernizando as suas capacidades, elevando para o padrão padrão mais atual o E-2D Advanced Hawkeye.
Em tempos de elevadas tensões com Pequim, as aeronaves E-2K AEW&C da ROCAF são de extrema importância para Taiwan manter a vigilância e coordenar a defesa do seu espaço aéreo, monitorando e identificando efetivamente as ameaças inimigas.
Não está descartada a aquisição de novas E-2D Advanced Hawkeye pela ROCAF. “O MOU estabelece uma parceria entre a Northrop Grumman e a AIDC na busca conjunta de oportunidades para apoiar as necessidades de Taiwan no futuro da sua frota de E-2K, sejam através de novas aquisições ou de modernizações”, disse à Janes, Janice Zilch, Vice-Presidente de Programas de Comando e Controle Multidomínio (MDC2) da Northrop Grumman.
O interesse de Taiwan pelo Advanced Hawkeye não é novidade. Em 2021, noticiamos que durante a conferência anual Sea-Air-Space da United States Navy League’s, realizada em Washington, DC, o Capitão Pete Arrobio do NAVAIR revelou que o Egito e Taiwan estavam em discussões para a aquisição dos E-2D.
A ROCAF possui uma frota de seis bimotores Northroph Grumman E-2K Hawkeye, uma variante taiwanesa do E-2C Hawkeye da US Navy. Todos são reunidos no 20º Grupo de Alerta Aérea Antecipado (20th EWG), sediado na Base Aérea de Pingtung.
@FFO