Grécia adere programa EDA — C-27J Spartan Cooperation. A Grécia tornou-se membro oficial do acordo técnico do programa C-27J Spartan Cooperation da European Defence Agency (EDA). A partir de março, a Grécia fará parte dos esforços para melhorar as capacidades operacionais e logísticas das frotas de aviões militares tácticos C-27J dos Estados-Membros participantes.
A Força Aérea Helênica (HAF) participará pela primeira vez com uma aeronave no próximo Exercício Espartano Europeu 2024. A Grécia também faz agora parte da Iniciativa Multilateral de Treinamento e Exercícios de Transporte Aéreo da EDA como seu 19º membro participante.
O programa C-27J, que entrou em vigor em 2020, centra-se em áreas como melhoria de equipamentos, formação, harmonização operacional e aumento da disponibilidade da frota por soluções logísticas otimizadas. Reunindo a Bulgária, a Itália, a Lituânia, a Romênia, a Eslováquia e agora também a Grécia, o programa incentiva o intercâmbio de dados e a colaboração entre os Estados-Membros utilizando a mesma plataforma, para alcançar objetivos comuns, evitando simultaneamente a duplicação de esforços.
A admissão da Grécia foi formalizada por uma “Declaração de Adesão” assinada pelo Ministro da Defesa Nacional, marcando o compromisso do país com o esforço cooperativo. O Exercício European Spartan 2024, que marca a primeira participação de uma aeronave da Força Aérea Grega, acontecerá na Romênia de 30 de setembro a 11 de outubro de 2024. A edição 2024 seguirá o mesmo roteiro das edições de 2023 e 2022, realizadas na Romênia e na Bulgária, respectivamente.
Continuando a tendência de esforços colaborativos europeus no domínio aéreo, a Grécia deu um passo significativo ao aderir ao Acordo Técnico (AT) relativo à Formação e Exercícios Multilaterais de Transporte Aéreo. Esta iniciativa, lançada em maio de 2018, visa agilizar e melhorar as oportunidades de formação e exercício entre os Estados-Membros da EDA.
A decisão de estabelecer um AT comum resultou do reconhecimento do complicado processo envolvido na elaboração de acordos individuais para cada evento de treino e exercício. Desde a sua criação, a AT comum obteve um apoio significativo, com 18 Estados-Membros já a bordo. São eles: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Lituânia, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia e Eslovênia. A adesão da Grécia ao AT comum como seu 19º membro foi assinada pelo Ministro da Defesa Nacional da Grécia, confirmando a participação activa do país.
A Agência Europeia de Defesa (EDA) é uma agência da União Europeia (UE) que promove e facilita a integração entre os estados-membros no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD) da UE. A AED é chefiada pelo Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Vice-Presidente da Comissão Europeia (AR/VP), e reporta ao Conselho. A AED foi criada em 12 de julho de 2004 e está sediada em Bruxelas, na Bélgica, juntamente com vários outros organismos da PCSD.
@CAS