OCCAR hospeda reunião do conselho do Eurodrone. Após o início do contrato para o MALE RPAS Eurodrone, em março de 2022, a OCCAR (Organisation for Joint Armament Co-operation) organizou a primeira reunião do Conselho do Programa com a participação de representantes das quatro nações participantes, Alemanha, Itália, França e Espanha.
A reunião proporcionou uma excelente oportunidade para a OCCAR e o contratante principal, a Airbus Defence and Space GmbH, juntamente com os principais parceiros da indústria Leonardo, Dassault Aviation e Airbus Defence and Space SAU, de destacarem as últimas conquistas e progressos no desenvolvimento do sistema (requisitos e design maturação, seleção de fornecedores, validação de suposições em testes em túnel de vento, etc.) e apresentar as próximas atividades, como fabricação de peças e testes de bancada.
A OCCAR é uma organização europeia que gere projetos de equipamento de defesa, com um orçamento operacional de cerca de €6 bilhões (US$ 6,5 bilhões) e uma carteira de 17 projetos, incluindo o avião de transporte Aribus A400M, a fragata multimissão FREMM e o Eurodrone. O grupo foi fundado em 2001 por França, Reino Unido, Alemanha e Itália, que teve a adesão de Espanha e Bélgica anos depois.
O Eurodrone é um Medium Altitude Long Endurance (MALE) Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) com capacidades versáteis e adaptáveis que o tornam a plataforma perfeita para missões de Inteligência, Aquisição de Alvos, Vigilância e Reconhecimento (ISTAR — Intelligence, Surveillance Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR) ou operações de segurança interna. Sua arquitetura aberta, permitirá o crescimento e a redefinição dos recursos do sistema, conforme exigido pelas necessidades futuras das forças armadas dos clientes.
Eurodrone é desenvolvido pela Airbus, Dassault Aviation e Leonardo para Alemanha, França, Itália e Espanha, com um primeiro voo esperado em meados de 2027.
As missões visadas são inteligência de longa duração, vigilância e reconhecimento e apoio terrestre com armas guiadas com precisão. Os turboélices duplos são montados em uma configuração empurradora atrás da asa, semelhante ao menor BAE Systems Mantis e um terço maior que o MQ-9.
@CAS