FOTOS – como foi a operação do Saab 340 argentino na Antártida. No último dia 25 de fevereiro, a Força Aérea Argentina (FAA) realizou um grande marco em sua história: pela primeira vez, um Saab 340 pousou na Base Antártica de Marambio. A missão teve início no dia 21/02, quando o VI Esquadrão de Transporte se deslocou da IX Brigada Aérea de Comodoro Rivadavia para a X Brigada Aérea de Río Gallegos, onde foi estabelecida uma Unidade de projeção.
Em 22/02 foram realizadas uma série de reuniões pré-voo, que contaram com a valiosa assessoria da Divisão de Meteorologia da 10ª Brigada Aérea e a colaboração de meteorologistas da Base Conjunta de Marambio e da 1ª Brigada Aérea. O chefe do Grupo de Transporte Aéreo 1, Vice-Comodoro Marcelo Pulenta, também contribuiu compartilhando sua experiência, enquanto o Comandante de Treinamento e Prontidão, Brigadeiro Diego García, supervisionou cada etapa como Comandante da Missão.
Finalmente, no dia 25 de fevereiro, após nova avaliação meteorológica, decidiu-se realizar a travessia, decolando às 09h10 de Río Gallegos. Após breve escala em Ushuaia, na Terra do Fogo, às 14h55 o Saab 340 T-34 estava pousando na pista da Base Conjunta de Marambio. Na sequência, o voo seguiu para a Base Antártica Chilena, onde pousou às 18h30. Após a verificação da aeronave, foi iniciado o retorno para Río Gallegos, com uma escala técnica em Ushuaia.
Às 23h, a aeronave pousava na X Brigada Aérea, cumprindo com sucesso a histórica missão no continente Antártico. Este marco significa uma conquista significativa para o VI Esquadrão de Transporte e reforça o compromisso da Força Aérea Argentina com as operações na Antártica.
Este desafio exigiu um planejamento meticuloso e um treinamento rigoroso. Embora a aeronave não tenha sofrido modificações estruturais, foram feitas adaptações importantes, como a retirada de fileiras de assentos para dar espaço à carga e a instalação de macas, preparando o Sistema de Armas para possíveis evacuações médicas emergenciais.
Um feito em primeira pessoa
O vice-comodoro Ezequiel Rodríguez Cisneros, comandante da aeronave, compartilhou detalhes reveladores sobre a operação inédita do SAAB 340B na Antártida: “Este marco, longe de ser uma escolha convencional de aeronave, surge como uma iniciativa do VI Esquadrão de Transporte Aéreo, apoiado por exaustivos estudos de desempenho e vasta experiência acumulada desde a incorporação da aeronave à Força Aérea Argentina em 2008. Uma vez apresentada a proposta e, como resultado de um meticuloso processo de análise e planejamento, o Comando de Treinamento e Alistamento emitiu as diretrizes necessárias para a preparação e execução ocorrerão .”
A iniciativa começou a ganhar corpo há 10 anos, contemplando estudos preliminares e testes destinados a verificar a viabilidade do projeto e foi em 2022 que os testes foram retomados, culminando com pousos bem-sucedidos em pistas não pavimentadas e intensa preparação logística, incluindo a participação no Exercício Phoenix em 2023, que proporcionou uma experiência crucial.
“O voo desde a X Brigada Aérea de Río Gallegos até a Base Conjunta Marambio, com uma escala em Ushuaia para reabastecimento, foi uma viajem de 14 horas, enfrentando desafios operacionais significativos como as condições meteorológicas que mudam todo o tempo na Antártida e a preparação para uma eventual emergências sobre águas geladas”, disse o vice-comodoro.
A aeronave foi equipada com equipamentos de sobrevivência específicos para climas extremamente frios, e não transportava passageiros nesta missão inaugural.
“A aeronave está preparada para operar em clima extremamente frio e para operar em pistas não pavimentadas, razão pela qual não foram realizados procedimentos especiais de manutenção, além do exaustivo controle realizado pelo excelente corpo de mecânicos e engenheiros do Grupo Técnico. 9 ” , declarou o oficial e acrescentou: “para a operação antártica houve a implantação de meios SAR (Busca e Resgate) como um C-130 da I Brigada Aérea, dois helicópteros Bell 212 da VII Brigada Aérea e meios da Força Aérea Argentina Marinha, entre outros .”
“O papel específico da tripulação durante o voo de e para a Antártida foi transformar esta operação numa missão bem sucedida. Não havia espaço para erros. O desafio adicional para este tipo de navegação está relacionado com a preparação física e mental necessária para enfrentar uma possível situação de emergência que poderá envolver o pouso em águas geladas e com ondas que ultrapassam os dez metros de altura ”, afirmou o vice-comodoro.
“Ter tido a honra de participar do planejamento, execução e condução da tarefa de operar uma aeronave SAAB 340B no continente Antártico é um dos acontecimentos mais importantes e felizes da minha carreira profissional e pessoal ”, comentou Rodríguez Cisneros.
“Muitas vezes ouvi e repeti a frase que diz ‘para um soldado não há satisfação maior do que a de um dever cumprido’, porém, foi nesta ocasião e circunstância em que ela adquiriu em mim um significado relevante” confessou o oficial e acrescentou: “Pude observar que aqueles que executaram esta tarefa foram homens que estiveram à altura da situação e honraram, com seu esforço e comprometimento, o lema do escudo do Sistema de Armas SF-340: ‘Eu ouso derrotar’ “.
Por sua vez, o segundo comandante do voo, Capitão Matías Almeida, afirmou que esta conquista representa um marco pessoal e profissional. O sucesso desta missão não só abre novas possibilidades de transporte para a Antártida, mas também consolida anos de dedicação e esforço no domínio da aviação militar.
Este sucesso sem precedentes é resultado do esforço coletivo da IX Brigada Aérea e de outras organizações da Força Aérea Argentina e marca um antes e um depois na história da aviação militar. É uma prova do empenho e da excelência do pessoal envolvido, cujo trabalho árduo abre caminho para futuras operações neste exigente ambiente geográfico e climático.
A tripulação que fez história com este voo foi formada pelo Comandante de Treinamento e Prontidão, Brigadeiro Diego García, que também desempenhou a função de Comandante da Missão; o comandante da aeronave, vice-comodoro Ezequiel Rodríguez Cisneros; o chefe do Esquadrão VI, Major Juan Antúnez; o segundo comandante, Capitão Matías Almeida; o chefe do Esquadrão Operacional, Capitão Maximiliano Gatica; o auxiliar de carregamento, suboficial Sebastián Barrios; o inspetor de aeronaves, suboficial auxiliar Patricio Farfan e o mecânico de bordo, cabo-mestre Jonathan Heredia.
Desta forma, a Força Aérea Argentina continua fortalecendo o instrumento militar para realizar operações na Antártica.
Fonte: Força Aérea Argentina
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