Voa o 1º XQ-67A Off-Board Sensing Station (OBSS) da GA-ASI. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) realizou o primeiro voo do XQ-67A Off-Board Sensing Station (OBSS) em 28 de fevereiro de 2024. O OBSS é um programa do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL), que selecionou a GA- ASI em 2021 para projetar, construir e pilotar a nova aeronave dedica a ser uma estação de detecção externa.
O voo do XQ-67A, financiado pelo AFRL, validou o conceito de “gênero/espécie” como parte do programa Low-Cost Attritable Aircraft Platform Sharing (LCAAPS) focado na construção de diversas variantes de aeronaves remotamente pilotadas a partir de uma fuselagem comum. No âmbito da LCAAPS, a AFRL e a GA-ASI exploraram o desenvolvimento de um chassi, denominado “gênero”, como a arquitetura central fundamental a partir da qual várias “espécies” de aeronaves podem ser construídas.
“OBSS é o primeiro tipo de aeronave construído e pilotado usando um chassi de núcleo comum desenvolvido pela GA-ASI que promove a uniformidade entre vários tipos de veículos”, disse o vice-presidente de programas avançados da GA-ASI, Michael Atwood.
“Isso fornece uma abordagem alternativa de aquisição para aeronaves militares que permite desenvolvimento mais rápido, custos mais baixos e mais oportunidades para atualização tecnológica frequente”, disse Trenton White, gerente do programa OBSS e engenheiro aeroespacial na Diretoria de Sistemas Aeroespaciais da AFRL. “O XQ-67A é a primeira espécie a ser projetada e construída a partir desta plataforma compartilhada. A demonstração de voo deste sistema é um primeiro passo importante para mostrar a capacidade de produzir massa de combate acessível”.
@CAS