XQ-58A Valkyrie do USMC conclui segundo voo bem-sucedido. O Kratos XQ-58A Valkyrie do Corpo de Fuzileiros Navais do EUA (USMC), completou com sucesso seu segundo voo de teste em 23 de fevereiro de 2024, a partir da Base Aérea de Eglin, Flórida.
O veículo aéreo tático não tripulado de baixo custo é uma plataforma para o desenvolvimento de tecnologias e novos conceitos da Marine Air Ground Task Force para aeronaves não tripuladas. A experiência contínua do USMC com o XQ-58 é patrocinada pelo programa Defense’s Rapid Defense Experimentation Reserve, que acelera a entrega de capacidades à força conjunta.
O voo bem-sucedido é um marco importante na implementação do Projeto Eagle, a estratégia de modernização da aviação de apoio do USMC. O XQ-58A e outras plataformas de pesquisa e experimentação do Projeto Eagle direcionarão as capacidades necessárias em conflitos futuros até 2040.
O Marine Corps Warfighting Lab e o Deputy Commandant for Aviation’s Cunningham Group, um grupo de trabalho interno responsável pelo planejamento e implementação do Projeto Eagle, desempenharam um papel fundamental na coordenação de todo o Departamento de Defesa para apoio ao voo.
Esta colaboração foi apoiada pelo Gabinete do Subsecretário de Defesa para Pesquisa e Engenharia; o 40th Flight Test Squadron vinculado a 96th Test Wing da USAF; o Naval Air Systems Command; e o AIRWorks da Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea Naval.
“Trabalhar ao lado de nossos parceiros navais e conjuntos é uma prova da inovação conjunta à medida que a aviação naval se adapta e evolui ao caráter mutável do conflito. O alinhamento desses voos de teste com o Projeto Eagle informa o apoio futuro à Força-Tarefa Aérea Marinha, que orienta a base para o próximo Plano de Aviação Marinha”, disse o Tenente-Coronel Gavin Robillard, principal oficial de estratégia e planos de aviação do Grupo Cunningham.
“O futuro campo de batalha exige novas plataformas de aviação que abracem o ambiente austero e levem o combate ao inimigo em um local de nossa escolha”, disse o Tenente-Coronel Bradley Buick, futuro oficial de capacidades do Grupo Cunningham.
Os futuros voos de teste do Corpo de Fuzileiros Navais XQ-58A Valkyrie desempenham um papel fundamental nos esforços do Corpo de Fuzileiros Navais para modernizar e aprimorar as capacidades em um ambiente de segurança em rápida evolução.
O XQ-58A tem um total de seis voos de teste planejados que avaliarão a eficácia do suporte eletrônico autônomo para plataformas tripuladas como o USMC F-35B Lightning II e o potencial de plataformas habilitadas para IA, para aumentar as patrulhas aéreas de combate.
O XQ-58A foi concebido para fornecer capacidade à Força-Tarefa Marinha Aérea Terrestre que vai desde apoio à guerra eletrônica até o fornecimento ou apoio a incêndios letais e cadeias de morte — contribuições importantes para outros programas de pesquisa e desenvolvimento de nível de serviço, como o Penetrating Affordable Autonomous Collaborative Killer Portfolio.
@CAS