Sikorsky olha para o futuro da família de sistemas HEX/VTOL. A Sikorsky, revelou dia 28/02 seu plano para construir, testar e voar um demonstrador híbrido-elétrico de decolagem e pouso vertical (HEX/VTOL) com uma configuração com a asa inclinada.
O projeto é o primeiro de uma série de grandes aeronaves VTOL de próxima geração — que será tiltrotor, isto é um misto de helicóptero e aeronave de asa fixa — que contarão com vários graus energia elétrica como combustível e um sistema avançado autônoma para permitir o voo pilotado ou autônomo.
O programa HEX valorizará o alcance superior a 500 milhas náuticas em alta velocidade, menos sistemas mecânicos para reduzir a complexidade e menores custos de manutenção.
A Sikorsky Innovations, o grupo de prototipagem da empresa, e a GE Aerospace estão finalizando projetos para construir uma plataforma de testes de sistemas de energia elétricos híbridos com um motor elétrico de 600 kW. O teste é um primeiro passo para avaliar o desempenho de voo pairado do demonstrador HEX — uma aeronave de peso bruto máximo de 9.000 libras com turbogerador de classe de 1,2 MW e eletrônica de potência associada.
“No pilar elétrico da Sikorsky, estamos projetando motores elétricos, eletrônica de potência e nosso próprio hardware e atuação de gerenciamento de veículos. A HEX integrará esses componentes, mostrando a crescente maturidade do nosso conjunto de autonomia MATRIX™ e o potencial para sistemas livres de manutenção. Ver os resultados nos levará a projetos gerais mais eficientes”, disse Igor Cherepinsky, diretor da Sikorsky Innovations.
“Nunca paramos de inovar na Sikorsky. A autonomia e a eletrificação trarão mudanças transformacionais na segurança de voo e na eficiência operacional de grandes aeronaves VTOL. Nosso programa de demonstração HEX fornecerá informações valiosas à medida que olhamos para uma futura família de aeronaves construídas em escala e configurações preferidas relevantes para clientes comerciais e militares”, disse o presidente da Sikorsky, Paul Lemmo.
HEX é o primeiro esforço da Sikorsky para integrar propulsão elétrica híbrida e autonomia avançada em uma aeronave VTOL. Ambas as tecnologias são complementares. O HEX permitirá que a Sikorsky explore os benefícios da propulsão elétrica híbrida, eliminando a complexidade mecânica e reduzindo os custos de manutenção.
O sistema de autonomia MATRIX™ da Sikorsky controlará o sistema de energia HEX e gerenciará o voo pilotado opcionalmente para futuras variantes aladas tripuladas e não tripuladas.
A Sikorsky está planejando uma família de aeronaves VTOL de próxima geração com propulsão elétrica e autonomia de voo como tecnologias fundamentais. Voltada para missões militares e comerciais, a família de produtos permitirá: Logística Ágil, Mobilidade Aérea Avançada e UAS VTOL Colaborativo. A família de produtos da próxima geração contará com controles de voo automatizados e diversos graus de eletrificação. As futuras aeronaves serão mais eficientes e seguras para voar, mais rentáveis e sustentáveis.
A Sikorsky Innovations foi formada em 2010 como um grupo de prototipagem para resolver três grandes desafios no voo de asas rotativas — Velocidade, Autonomia e Inteligência. Liderada por seu diretor, Igor Cherepinsky, a equipe de Inovações projetará, construirá e integrará a fuselagem e os motores elétricos HEX ao sistema de controle de voo autônomo MATRIX™ da empresa.
O sistema de autonomia MATRIX™ da Sikorsky controlará o voo a bordo da aeronave HEX. Desenvolvidos e testados extensivamente na última década, o software, hardware e sensores que compõem o sistema MATRIX demonstraram alta confiabilidade de voo em cenários de baixa altitude e ricos em obstáculos. Durante o exercício do Projeto Convergência 2022 do Exército dos EUA, um helicóptero Black Hawk controlado pelo MATRIX, sem pilotos ou tripulação a bordo, demonstrou missões de reabastecimento opcionalmente pilotadas.
@CAS