Top Aces integra IRST nos seus A-4N Skyhawk. A Top Aces, empresa especializada em fornecer treinamento aéreo privado para Forças Aéreas em todo o mundo, anunciou recentemente a integração da capacidade de IRST (busca e rastreamento por infravermelho) nos seus jatos A-4N Skyhawk. O trabalho foi realizado através do sistema de missão de arquitetura aberta AAMS (Advanced Aggressor Mission System) desenvolvido pela empresa.
O IRST é capaz de detectar e identificar alvos a longas distâncias por meio de suas assinaturas infravermelhas, ou seja, pelo calor emitido. Localizado na parte dianteira do A-4N, o sistema funciona como um sensor passivo que identifica objetos de interesse de tipos e em ambientes variados, seja elas aeronaves em voo, embarcações no mar ou viaturas em terra.
Além do IRST, os avançados A-4N Skyhawk da Top Aces são equipados com radares de varredura eletrônica AESA, capacetes HMCS, datalink, sistema de simulação de armas de alta fidelidade, pods de ataque eletrônico e sistemas táticos complementares. Todo esse moderno sistema de combate embarcado nos A-4N tornam esses aviões ideais para fornecer treinamento agressor aos piloto de caças que operam avançados jatos de 4ª e 5ª geração.
Embora a Top Aces esteja entre os poucos usuários do A-4 Skyhawk no mundo, os seus serviços têm grande demanda nos últimos anos devido às atuais exigências das Forças Aéreas, principalmente em dispor dos seus próprios meios e recursos orçamentários para manter as operações de treinamento. A Luftwaffe renovou, em 2021, o contrato com a Top Aces para continuar treinando os pilotos de caça alemães com seus Skyhawks.
A contratação de unidades “agressors” privadas, que servem como aeronaves inimigas em missões de treinamento de combate se tornou uma prática muito comum em diversas Forças Aéreas pelo mundo. Além de uma frota de A-4N, a Top Aces dispõem dos primeiros supersônicos F-16A/B Fighting Falcon privados do mundo.
Com sede em Montreal, no Canadá, a Top Aces possui uma sua frota composta por jatos Dornier Alpha Jet, Douglas A-4N Skyhawk, F-16A/B Fighting Falcon e Bombardier Learjet 35A. em seus quadros estão mais de 40 pilotos de combate oriundos das forças armadas canadense, alemã e americana, com 80% deles graduados pela renomada Top Gun Fighter Weapons School.
@FFO