B-52H da USAF pousa com fogo em um dos seus oito motores. Um bombardeiro B-52 H Stratofortress da USAF realizou um pouso de emergência na Base Aérea de Minot, Dakota do Norte, devido a alarme de fogo em um dos seus oito motores. O fato ocorreu na última sexta-feira (23/02), com a aeronave pousando em segurança sem deixar feridos.
Em comunicado, a 5ª Ala de Bombardeiros (5th BW) informou que ao perceber o alarme de incêndio em um dos motores do seu B-52H, o comandante da aeronave levou a aeronave para Minot AFB, onde pousou em segurança aproximadamente às 12h52. Os bombeiros do aeródromo estavam aguardando e atuaram imediatamente após o pouso para apagar o fogo no motor.
“Em primeiro lugar, o 5º Bomb Wing está extremamente grato a todos os nossos aviadores que chegaram em casa com segurança. Gostaria de reconhecer nossos excelentes bombeiros de base por sua resposta rápida”, disse o Coronel Daniel Hoadley, Comandante da 5th BW.
Uma imagem do suposto motor danificado (que abre esta nota) foi publicada no Facebook Air Force amn/nco/snco, com uma postagem anônima e não confirmada de que “uma CSD (Constant Speed Drive do gerador) pegou fogo e queimou o motor e parte da asa.
De acordo com AF&SM, o último grande acidente com um Stratofortress ocorreu em 2017, quando um dos motores Pratt & Whitney TF33-P-3/103 da aeronave caiu durante um voo de treinamento em Minot AFB. O piloto pousou o bombardeiro com sucesso e o motor foi localizado em uma área desabitada.
O motivo deste mais recente incidente está sob investigação, seguindo o protocolo padrão para acidentes envolvendo operações militares.
A USAF está em meio ao programa de modernização dos B-52, o que inclui a substituição dos atuais TF-33 por modernos Rolls Royce F130, uma versão militarizada do BR725 comercial que equipa vários jatos executivos, incluindo os C-37 e E-11 BACN (Battlefield Airborne Communications Node) da USAF. A Rolls Royce e a Boeing, fabricante original do bombardeiro, trabalham em conjunto no projeto de remotorização das aeronaves.
@FFO