Airbus fecha acordo com a GMF para a modernizar os AS332 da TNI-AU. A Airbus assinou no final de fevereiro, alguns acordos com a PT Garuda Maintenance Facility Aero Asia Tbk (GMF Aero Asia). Um dos acordos é a modernização de cinco helicópteros Super Puma AS332 da Força Aérea da Indonésia (TNI AU — Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara).
A Airbus fornecerá experiência e suporte técnico a esta empresa de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) da Indonésia para executar o projeto de modernização. O acordo foi assinado pelo CEO da GMF, Andi Fahrurrozi, e pelo chefe da Airbus Helicopters para a Ásia-Pacífico, Vincent Dubrule, durante o Singapore Airshow.
Sob este acordo, a frota AS332 da TNI-AU passará por uma atualização de meia-vida (MLU). A GMF aproveitará a tecnologia da Airbus para fornecer soluções de modernização, incluindo a instalação de um glass cockpit e piloto automático.
“A Airbus apoia os helicópteros militares da Indonésia há mais de quatro décadas. Temos o prazer de expandir nosso apoio à GMF para fornecer as melhores soluções de atualização para a TNI AU para aumentar a vida útil operacional da frota Super Puma”, disse Vincent Dubrule em comunicado oficial na quarta-feira (21/02).
“Esta colaboração estratégica é um passo crucial para a GMF melhorar a indústria de defesa. O setor de defesa da GMF experimentou um desenvolvimento rápido e vital na recuperação financeira da empresa. Esperamos aproveitar as capacidades técnicas da Airbus para fortalecer a posição da GMF como um ator-chave no cenário aeroespacial global”, disse Andi Fahrurrozi.
O Airbus Helicopters H215 (anteriormente Eurocopter AS332 Super Puma) é um helicóptero utilitário de quatro pás, bimotor e de médio porte desenvolvido e inicialmente produzido pela empresa aeroespacial francesa Aérospatiale. Posteriormente, foi fabricado pelas empresas sucessoras Eurocopter e Airbus Helicopters. O Super Puma rapidamente provou ser um sucesso comercial tanto para clientes militares como civis. A Indonésia também se tornou uma nação proeminente para o Super Puma, com o fabricante pela estatal de aeronaves PT Dirgantara Indonesia, garantindo uma licença para produzi-lo localmente.
No setor civil, tem sido fortemente utilizado para apoiar plataformas petrolíferas offshore e operações aéreas de combate a incêndios. Desde 1990, os Super Pumas no serviço militar são comercializados sob a designação AS532 Cougar.
@CAS