KC-390 do Esquadrão Zeus realizou sua primeira missão Antártica. Um KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) “Esquadrão Zeus” da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou em 19/02 uma missão de apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), coordenado pela Marinha do Brasil (MB). Foi a primeira missão deste tipo realizada por uma aeronave do 1º GTT (veja nota no final deste texto).
O KC-390, matrícula FAB 2854, realizou o voo “BRS 21” decolando às 08h01 (horário local) do Aeroporto Internacional de Pelotas (SBPK), no Rio Grande do Sul, diretamente para o Aeroporto Internacional Carlos Ibáñez del Campo (SCCI), em Punta Arenas, no Chile, onde pousou depois de 04h20 de voo. O retorno para Pelotas ocorreu às 15h15 LT do mesmo dia.
A bordo do KC-390 estavam pesquisadores, militares da Marinha do Brasil e os tripulantes da FAB, que foram recebidos pelo Adido Aeronáutico do Chile, Coronel Aviador Luis Rosal Elices Neto, e pelos militares da Força Aérea Chilena (FACH). O voo “BRS 21” também transportou equipamentos, mantimentos e materiais destinados à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que – possivelmente – serão entregues no continente gelado em navio da Marinha.
Nota RFA: Historicamente, o 1º/1º Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo” é responsável pelas Operações Antárticas (OPERANTAR) na FAB. Cabe lembrar que os KC-390 do Esquadrão Gordo, até agora realizaram dois lançamentos aéreos de cargas sobre a EACF (veja aqui), porque o Millennium ainda não foi homologado para pousos na pista de cascalho/gelo da Base Aérea Chilena Presidente Frei, na Antártida, como fizeram por décadas os recém aposentados C-130 Hércules. Somente após os pousos de testes e avaliações que o novo jato de transporte da FAB será considerado operacional para realizar missões completas no continente gelado.
O Comandante da aeronave, Major Aviador Fábio de Matos Ferreira, enfatizou a importância da missão realizada em apoio à Marinha do Brasil, demonstrando orgulho e satisfação em fazer parte de missão de tamanha magnitude, em prol do desenvolvimento científico. “Essa colaboração é exemplar entre a FAB, a Marinha do Brasil e o Aeroporto de Pelotas, reforça o compromisso do Brasil com a pesquisa científica e a preservação do meio ambiente na região antártica, contribuindo para a compreensão de fenômenos ambientais com repercussão nacional e global”, afirmou.
Por fim, o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, salientou que a realização da missão do Programa Antártico Brasileiro, com a aeronave KC-390, reforça o compromisso do país com o Tratado Antártico e com a cooperação internacional para a preservação e estudo da região. “A utilização do KC-390 Millennium em missões desse porte representa um avanço significativo na capacidade logística e operacional do Brasil na Antártica, apoiando a ciência, a presença estratégica e a segurança na região”, finalizou.
O PROANTAR, com mais de quatro décadas de existência, tem a FAB como um de seus parceiros, fornecendo apoio aerologístico no transporte de suprimentos e materiais de pesquisa. O programa conta com uma Estação de Apoio Logístico, localizada na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, situada a pouco mais de 60 km de Pelotas, auxiliando no suporte aos navios polares que aportam neste importante município, sendo o último porto brasileiro no caminho para o continente branco.
@FFO