A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu no dia 3 de agosto de 2020, os primeiros dispositivos T3000RV para treinamento de voo baseado em Realidade Virtual (RV), instalados pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ). Essa tecnologia é utilizada no treinamento em Forças Aéreas de diversos países e permite uma imersão tridimensional em RV das situações de voo que o cadete irá enfrentar. E o segundo sistema de treinamento virtual que a AFA recebe em menos de um mês. Em 10 de julho inaugurou o simulador de voo T-2000, também desenvolvido pelo CCA-SJ e voltado ao ensino dos cadetes.
O Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rainer Ferraz Passos, explica que o treinamento no dispositivo proporcionará aos Cadetes Aviadores, a ambientação das áreas de instrução da AFA, ao voo com referências visuais e aos vários tipos de tráfego normal e de emergência.
“Os usuários identificam rapidamente a aplicabilidade de dispositivos de treinamento em RV, na visualização de referências e atores externos à cabine da aeronave, com a vantagem de menor custo e menos espaço físico, em comparação aos simuladores com projeção de imagens”, completa o Oficial.
A equipe do CCA-SJ acredita que, por meio do aprimoramento pelo uso e identificação de possibilidades, o sistema poderá evoluir seu emprego para situações como acrobacias, voos em formação e percepção do pouso e decolagem.
Esses dispositivos são montados com equipamentos “de prateleira” ou COTS – Commercial Off-The-Shelf, o que facilita a aquisição de itens comuns aos mercados, além de implicar em custos reduzidos em relação aos componentes de hardware próprios da indústria de simulação. Ainda sobre o uso de soluções comerciais, o software utilizado para a simulação da aeronave T-27 é o Simulador X-Plane 11, que foi customizado pelo CCA-SJ para melhorar o desempenho do voo, adequação mais realística da painel de instrumentos, além da otimização do desempenho geral da simulação. Tanto o software quanto o cenário nele carregado são compartilhados para os demais dispositivos de treinamento em implantação na AFA, como o simulador T-2000.
@FFO