Ilyushin 96 do chanceler da Rússia tem abastecimento negado em Brasília. Em visita oficial ao Brasil nesta semana, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, passou por um constrangimento ao ter negado o abastecimento do seu avião na Capital Federal. Lavrov veio ao Brasil para reunião pré-G20 com seus homólogos, antes do encontro que ocorrerá no Rio de Janeiro em novembro.
A viajem de Lavrov da Rússia para o continente americano ocorreu a bordo do Ilyushin 96-300 do Destacamento de Voos Especiais do Governo (RSD), matrícula RA-96019. Antes de pousar no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), na noite de 20/02, o voo “RSD 808” esteve em Havana, Cuba e em Caracas, na Venezuela.
Após a reunião no Rio de Janeiro, Lavrov tinha agendado um encontro com o presidente Lula na quinta-feira (22/02), em Brasília. A programação previa o deslocamento a bordo do Il-96, o que acabou não acontecendo, porque o abastecimento do jato russo recusado pela fornecedora de combustível do Aeroporto Internacional de Brasília.
A empresa abastecedora VIBRA (antiga BR Distribuidora), alegou que ao atender o jato de Serguei Lavrov poderia sofrer retaliações do governo dos Estados Unidos. O chanceler russo, bem como todas as empresas associadas a ele (incluindo prestadores de serviços), estão sob sanções internacionais, principalmente após a invasão do território ucraniano.
A VIBRA atende diariamente diversas companhias aéreas comerciais e privadas americanas que operam nos principais aeroportos brasileiros. Caso abastecesse o avião de Lavrov, a empresa poderia ficar impedida de vender combustível no Brasil para empresas como a American Airlines, a Delta Airlines e a United Airlines, por exemplo.
O abastecimento do Ilyushin na Capital Federal seria necessário para ele voar sem escalas até Casablanca, no Marrocos, onde seria novamente abastecimento para seguir voo até Moscou pelas rotas que evitam o espaço aéreo europeu.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi consultada pelo Palácio do Planalto sobre a disponibilidade de combustível para abastecer o Il-96 na Base Aérea do Galeão (RJ), mas foi informado que não havia quantidade suficiente disponível para o reabastecimento do jato russo.
Foi oferecida a opção do voo de Lavrov retornar ao Rio de Janeiro, após deixar Brasília, para reabastecer antes de seguir para Casablanca, mas os russos recusaram essa oferta. O problema foi contornado com o envio de um avião da FAB para transportar Lavrov e sua comitiva até Brasília, onde mantiveram a reunião com o presidente Lula.
Em entrevista à mídia, Lavrov falou sobre a situação: “Acontece que aqui no Brasil praticamente não existem empresas que abastecem aeronaves que não sejam de propriedade de corporações ocidentais. Mas quero destacar a atuação dos anfitriões brasileiros, que fizeram de tudo para resolver essa questão.”
O chanceler russo deverá deixar o Brasil nesta sexta-feira (23/02). De acordo com o jornal Valor Econômico, o abastecimento do Il-96 para o voo do Galeão até Casablanca será garantido pela empresa Jetfly Combustíveis.
@FFO