Nigéria negocia quatro bimotores CN235 com a PTDI da Indonésia. A fabricante de aeronaves estatal da Indonésia PTDI (PT Dirgantara Indonesia), está negociando a venda de quatro aeronaves de transporte CN235-220 para a Força Aérea da Nigéria (NAF). O negócio está sendo realizado através da empresa nigeriana Allied Aeronautics Limited (AAL), informou a PTDI.
Em caso de assinatura do contrato, esta será a primeira venda internacional de aeronaves CN235 neste ano, informou a PTDI. A conquista da Força Aérea Nigeriana ampliará ainda mais a presença do bimotor de transporte da PTDI no continente africano. Atualmente quatro Forças Aéreas de países africanos utilizam o CN235: Senegal, Burkina Faso e Guiné.
“Até agora a PTDI entregou 70 CN235 em diversas configurações para cliente nacionais e mundiais. Cinco destas aeronaves estão voando no continente africano, incluindo Senegal, Burkina Faso e Guiné”, disse Gita Amperiawan, Diretor Presidente da PTDI.
O Executivo da PTDI vê que o mercado internacional para as aeronaves CN235-220, especialmente a Nigéria, tem significado estratégico para a PTDI alcançar novos clientes neste continente africano e no países do sul da Ásia.
Produzido na Indonésia desde os anos 1980 sob licença da espanhola CASA (atual Airbus), o CN235-220 da PTDI incorporou ao longo dos anos uma série de vantagens e melhorias, como a capacidade de decolar em pistas curtas e não pavimentadas, aviônicos avançados, cabine de comando no conceito de glass cockpit, piloto automático, winglets, melhor desempenho e menor consumo de combustível, entre outras.
@FFO