Airbus entregou o último A400M Atlas para a Bélgica e Luxemburgo. A Airbus organizou, em 20/02, a cerimônia de entrega formal do oitavo e último Airbus A400M Atlas para os ministérios da Defesa da Bélgica e Luxemburgo. O evento foi realizado em Melsbroek, Bruxelas, e contou com a presença dos ministros da defesa de ambos países, além de representantes da Airbus, autoridades militares, civis e convidados.
Na cerimônia, as ministras da defesa Ludivine Dedonder (Bélgica) e Yuriko Backes (Luxemburgo) receberam simbolicamente a chave do A400M matrícula CT-08 (c/n 133), marcando o final das entregas das oito aeronaves compradas em conjunto por ambos governos para uma operação compartilhada.
Na verdade, o CT-08 chegou em 12 de janeiro deste ano na Base Aérea de Melsbroek, situada no setor militar do Aeroporto Internacional de Bruxelas, procedente da fábrica da Airbus Defense and Space, em Sevilha, Espanha. Desde então, ele foi integrado às missões operacionais da Unidade de Transporte Aéreo Binacional (BNU), responsável por gerenciar a frota compartilhada.
Matriculados de CT-01 à CT-08, os oito A400M Atlas são operados em conjunto pela Força Aérea Belga (BLu) e pelo Comando de Aviação das Forças Armadas de Luxemburgo. Apenas a primeira aeronave (CT-01) ostenta as marcas de Luxemburgo e as demais são identificadas com os símbolos da 15ª Ala de Transporte da BLu. Todas as aeronaves também estão integradas ao Comando de Transporte Aéreo Europeu e, através dele, da Força Europeia de Reação Rápida.
A unidade binacional Bélgica-Luxemburgo recebeu o primeiro A400M em outubro de 2020. Desde então, as modernas aeronaves de transporte Atlas assumiram gradualmente todas as tarefas que por mais de 50 anos foram realizadas pelos veneráveis C-130H Hércules da BLu, aposentados definitivamente em 2021.
@FFO