USAF e RNAF participam de exercício conjunto da OTAN sobre a Polônia. Aeronaves do Comando Aéreo Aliado da OTAN participaram, em 15 de fevereiro, do Exercício Aéreo Conjunto F2T2 sobre o espaço aéreo da Polônia. O F2T2 (sigla em inglês para “Find, Fix, Track, and Target”, ou “Localize, Engaje e Siga o Alvo”), envolveu aeronaves dos Estados Unidos, Holanda e da OTAN.
Participaram das manobras caças F-35A Lightning II da USAF e da Força Aérea Real Holandesa (RNAF), avião-tanque KC-135R da USAF e aeronaves E-3A AWACS de Controle e Alerta Aérea Antecipado da OTAN.
As missões do F2T2 exigem que os participantes executem operações conjuntas em múltiplos domínios, empregando recursos de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) para localizar e comunicar locais de potenciais alvos para outras aeronaves com capacidade para destruí-los no limite de tempo estabelecido.
Os aviões da USAF operaram a partir da Base Aérea de Mildenhall, no Reino Unido, enquanto os caças da RNAF e o AWACS da OTAN decolaram das suas bases na Holanda e Alemanha, respectivamente. Em comunicado, o Comando Aéreo da OTAN disse que todos os objetivos propostos para o F2T2 foram cumpridos.
“A execução bem sucedida deste exercício demonstra a estreita cooperação entre os EUA e as forças aliadas da OTAN, e se baseia nos esforços conjuntos para melhorar a interoperabilidade e promover o nosso compromisso com a segurança e estabilidade globais”, disse a OTAN em comunicado.
@FFO