Novas capacidades para o helicóptero não tripulado BlackEagle. A Steadicopter e a BIRD Aerosystems, estão lançando o BlackEagle 50H (BE50H) — um helicóptero híbrido não tripulado avançado, equipado com um radar miniatura aerotransportado, para uso em missões de inteligência marítima. Ele será lançado na IDEX 2024, que ocorre em Istambul — Turquia entre 8 e 11 de maio.
A capacidade de operar em jornadas de longa duração de até cinco horas, juntamente com o radar µMPR da BIRD Aerosystems, para detecção e rastreamento de embarcações marítimas, permitem ao BE50H realizar o mapeamento preciso de todas as embarcações num raio de 200 km em poucas horas, de dia ou de noite.
O BE50H oferece aos seus usuários a solução mais econômica para operações ISR e de CAS pontuais, tanto no domínio terrestre quanto no marítimo, permitindo uma combinação única de impressionante resistência de voo e um conjunto de sensores extremamente versáteis. Com seu design modular de arquitetura aberta, o BE50H acomoda as mais recentes cargas úteis de missão, como o µMPR da BIRD Aerosystems.
Ronen Factor, co-CEO e fundador da BIRD Aerosystems, disse: “Ideal para a proteção de fronteiras marítimas e ativos estratégicos, o inovador µMPR do BIRD elimina a interferência marítima e aumenta significativamente a eficácia da missão e a eficiência de custos. Pequeno e leve, ele pode ser facilmente instalado em sistemas aéreos não tripulados, como o BlackEagle 50H da Steadicopter, para criar uma plataforma de vigilância econômica e com excelente desempenho.
“A proteção das fronteiras marítimas é uma das necessidades mais importantes do mundo hoje. A combinação das vantagens comprovadas de um helicóptero não tripulado com longa autonomia, que permite a cobertura de grandes superfícies marítimas, com capacidades de radar para identificar e localizar navios hostis a dezenas de quilômetros, fornece à tripulação do navio uma imagem de inteligência precisa, dando-lhes assim, uma vantagem significativa para o sucesso da missão”, afirma Noam Lidor, vice-presidente de vendas, marketing e desenvolvimento de negócios da Steadicopter.
Juntamente com o µMPR, o BE50H fornece uma combinação inédita de pequenos sistemas aéreos rotativos não tripulados táticos (com uma pegada operacional, de manutenção e logística quase nula), capaz de vigilância persistente em áreas amplas e cobertura por longos períodos, com todas as vantagens de um Rotary Unmanned Aerial Systems (RUAS), como o pairamento persistente, que permite conceitos adicionais de operações para muitas aplicações de missão, por outro.
O µMPR da BIRD Aerosystems detecta e rastreia exclusivamente embarcações marítimas com 100% de precisão de identificação. Implementado em uma única unidade substituível de linha (LRU), o µMPR é extremamente leve, com consumo de energia muito baixo. Ele pode ser instalado em conjunto com AIS e um pod eletro-óptico (EO/IR), realizar cruzamentos automáticos entre o radar e o sensor EO/IR para confirmar a identificação do alvo e informar automaticamente o controle de solo usando uma georreferência precisa.
@CAS