Força Aérea Argentina planeja operar com Saab 340 na Antártida. A Força Aérea Argentina (FAA) está finalizando os estudos de viabilidade para iniciar as operações antárticas com aeronaves Saab 340. Essas operações serão realizadas nas novas pistas da Base Antártica Conjunta de Petrel, que estão em fase final de preparação.
A Base Conjunta Antártica Petrel, localizada ao norte da Península Antártica, é projetada como uma instalação científica estratégica porque contará com um cais para atracação de embarcações e duas pistas de pouso que permitirão o acesso aéreo e marítimo ao continente.
Falando na cerimônia de recebimento do segundo ERJ-140 da FAA, o Brigadeiro Fernando Mengo, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Argentina, disse que até o final da campanha antártica 2023/2024 um Saab 340 deverá pousar nas pistas da Base Conjunta de Petrel.
De acordo com Pucará Defensa, a expectativa é que o primeiro pouso de testes com oSaab 340 da FAA na pista de Petrel ocorra na próxima sexta-feira (23/02), em voo procedente da Base Antártica Chilena Eduardo Frei. Caso as avaliações sejam positivas, se espera que os primeiros voos logísticos com o avião iniciem ainda no próximo mês de março.
As novas pistas da Base Petrel permitirão operações sem a necessidade de esquis e terá menos limitações meteorológicas que a atual pista de Marambio, o que a tornará mais adequada para as operações antárticas.
Com as operações antárticas dos Saab 340, a transferência de pessoal para as bases argentinas de Petrel e Marambio poderá ser realizada por esses bimotores, aliviando a pressão sob a frota de C-130H Hércules da Força Aérea Argentina.
@FFO