Rússia: voa o Partizan — um cargueiro híbrido inspirado no An-2. No dia 16 de fevereiro de 2024, ocorreu o voo inaugural da aeronave Partizan, uma versão militar baseada na plataforma SibNIA TVS-2DTS. Esta aeronave, com corpo de carbono, é híbrida, isto é, pode ser tripulada ou remotamente pilotada e seria uma interpretação russa do clássico Antonov An-2.
O Antonov An-2, carinhosamente conhecido como ‘Annushka’ ou ‘Annie’, é um prolífico biplano monomotor que vem da era soviética. Fazendo uma estreia significativa em 1946, esta aeronave operou em vários céus em todo o mundo, consolidando o seu estatuto como um dos aviões mais produzidos da história. O famoso projetista de aeronaves soviético, Oleg Antonov, e sua equipe do Antonov Design Bureau são creditados com esta notável invenção. O SibNIA O TVS-2DTS e agora o Partizan são derivados direto e modernizados do biplano An-2 de doze lugares.
Equipado com um motor turboélice americano Honeywell TPE331-12, o TVS-2DTS e o Partizan possuem uma acentuada influência internacional em seu design, inclusive com uma fuselagem feita em carbono. O SibNIA O TVS-2DTS realizou seu primeiro voo em 10 de julho de 2018, em Novosibirsk, Rússia. Foram planejados cinco aeronaves de teste para obter a certificação em 2020.
Após a certificação, a empresa apresenta agora o Partizan, uma versão civil/militar do TVS-2DTS. Segundo relatos iniciais, o voo inaugural do “Partizan” foi tripulado e durou aproximadamente 20 minutos, navegando a velocidades que variaram de 50 a 200 km/h. O objetivo? Autenticar as características da aeronave, preparando o terreno para novas melhorias em seu sistema de controle.
Mas há um problema. O projeto Partizan não se trata apenas de produzir outra aeronave. Em vez disso, representa um movimento estratégico da Rússia para construir um drone pesado capaz de levar até 100 kg de carga em distâncias que se estendem por notáveis 1.000 km.
Curiosamente, em meio a toda a situação na Ucrânia, que mobiliza o mundo, o Partizan usa um motor americano, o mesmo da versão civil (TVS-2DTS) que já opera em solo russo. Além do motor principal da Honeywell, o TPE331-12 A aeronave também possui oito motores elétricos de baixa capacidade destinados a melhorar as características de voo, dispostos no borde de ataque das asas.
Apesar de realizar seu voo inaugural, a grande pergunta é como tocar o projeto se houver um veto a exportação dos TPE331-12? É bem provável que isto ocorra, face à guerra na Ucrânia.
Após a conclusão de todas as fases de testes e entrada em produção em série, os russos declaram que a aeronave Partizan, apresentada como uma máquina “opcionalmente pilotada”, testemunhará inegavelmente uma utilização generalizada em vários sectores da sua economia nacional e militar.
@CAS