Embraer KC-390 Millennium estreia no Singapore Airshow. O Embraer KC-390 Millennium fará sua primeira participação no Singapore Airshow, cuja edição deste ano acontecerá de 20 à 25 de fevereiro, no Centro de Exposições de Changi, em Singapura. O evento é a feira internacional aeroespacial e de defesa mais influente da Ásia.
Antes de pousar em Singapura, o KC-390 demonstrador da Embraer (matrícula PT-ZNG, futuro FAB 2852), passou pelo Oriente Médio, onde participou do do World Defense Show em Riad, na Arábia Saudita. No voo do Brasil para a Arábia Saudita, o jato de transporte multifuncional da Embraer fez uma parada na Nigéria, onde foi apresentado para autoridades locais, visando uma possível negociação com o país africano.
O Embraer tem alcançado uma série de objetivos comerciais com o KC-390 Millennium, como a recente venda de um lote de aeronaves para a Coréia do Sul, sob o programa Large Transport Aircraft-II (LTA-II), da Agência de Administração de Aquisição de Defesa do governo (DAPA). A escolha pelo avião brasileiro desbancou concorrentes de peso, como o Lockheed Martin C-130J Super Hércules e o Airbus A400M Atlas.
A Força Aérea Brasileira já recebeu seis KC-390 e, recentemente declarou a plena capacidade operacional da aeronave (FOC), com níveis de disponibilidade superiores a 80% e uma taxa de desempenho de missão de 99,7%. A fabricante brasileira também já entregou a primeira aeronave para Portugal e, na semana passada, o primeiro KC-390 da Hungria fez seu voo inaugural. Até o momento, o C-390 foi selecionado pelo Brasil (19 aeronaves), Áustria (04), República Tcheca (02), Hungria (02), Holanda (05), Portugal (05) e Coreia do Sul (03).
Embora atualmente não haja grandes campanhas para compras de aeronaves de transporte na região do Sudeste Asiático, são esperadas competições em médio e longo prazo na Singapura e na Tailândia, com o objetivo de substituir as suas envelhecidas frotas de clássicos C-130B/H Hércules.
Além do KC-390, a Embraer enviará para a edição 2024 da feira bianual de Singapura o E195-E2 “Tech Eagle”, o jato executivo Praetor 600 e o mock-up do e-VTOL Eve Air Mobility. A fabricante brasileira entrou no mercado de Singapura através da transportadora local de baixo custo Scoot, que arrendou nove aviões regionais E190-E2 com entrega prevista para março deste ano.
“Espero que a presença no Singapore Airshow e a visita de demonstração que faremos pela região acelerem algumas das discussões que já estamos tendo”, disse Frederico Lemos, Diretor Comercial de Defesa e Segurança da Embraer.
@FFO