Maquete do caça naval J-35 é vista no porta-aviões chinês Liaoning. Uma maquete em tamanho real do caça naval Shenyang J-35 recentemente foi vista no convés de voo (“convoo”) do porta-aviões “Liaoning” (16) da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN). Imagens do caça envolto por uma capa foram divulgadas nas redes sociais.
A presença do J-35 a bordo do “Liaoning” indica que o projeto do futuro caça naval chinês atingiu uma etapa avançada de desenvolvimento, incluindo testes de integração com os meios navais da PLAN, incluindo os seus porta-aviões.
Originalmente suspeitava-se que o J-35 fosse operar apenas no mais novo porta-aviões da PLAN, o Fujian (18), que ainda está em fase de testes. Ele será o primeiro equipado com uma catapulta eletromagnética para lançamentos (EMALS – Electromagnetic Aircraft Launch System) e com recuperação por cabos de arrasto, ou CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery). Em dezembro de 2023, uma maquete do J-35 foi vista no convés do Fujian (imagem abaixo).
Agora especialistas sugerem que o J-35 também poderá operar nos dois primeiros porta-aviões da frota da Marinha Chinesa, o Liaoning (16) e o Shandong (17), ambos equipados com o sistema de lançamentos via rampas (jump ski) e recuperação por cabos de arrastos, ou STOBAR (Short Take-off but Arrested Recovery). Atualmente, ambos porta-aviões operam com Esquadrões de caças J-15, uma versão chinesa do jato naval russo Sukhoi Su-33 Flanker, aprimorada com motores, aviônicos e armamentos desenvolvidos localmente.
A partir das recentes imagens, analistas sugerem que os J-35 estão sendo preparados para no futuro próximo se tornar o principal vetor de combate das Alas Aéreas Embarcadas nos porta-aviões da PLAN, uma vez que a vida útil dos J-15 está se aproximando do limite.
Projetado pela estatal Shenyang Aircraft Corporation a partir da versão convencional do caça furtivo de quinta geração FC-31 ou J-31 Gyrfalcon, a versão naval J-35 voou pela primeira vez em 2021. Entre suas modificações estão os trens de pouso reforçados, barra de lançamento por catapulta, asas dobráveis para reduzir tamanho e otimizar espaço no convés, entre outros.
Desenvolvido com design e materiais furtivos, típico de caças de quinta geração como o americano F-35, o Sheyang J-35 será equipado com um poderoso radar ativo de varredura eletrônica (AESA), e estará perfeitamente adaptado para operar com uma série de armamentos ar-ar e ar-solo de fabricação chinesa.
A Sheyang recentemente apresentou o FC-31 no World Defense Show 2024, na Arábia Saudita, apostando que o seu futuro caça de quinta geração poderá atrair interessados no exterior, como ocorre com o Lockheed Martin F-35 americano. No mês passado, o Paquistão anunciou forte interesse em adquirir um lote de caças chineses FC-31 para modernizar a sua força aérea.
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