Índia aprovou a compra de 15 Airbus C295 para Marinha e Guarda Costeira. O Ministério da Defesa da Índia (MoD) aprovou a aquisição de quinze novos Airbus C295 de patrulha e vigilância marítima. As aeronaves serão fabricadas pela Tata Advanced Systems Limited (TASL), um consórcio formado pelas empresas Airbus e Tata, cuja sede fica na cidade de Vadodara, estado indiano de Gujarat.
O pedido, que ainda aguarda aprovação do Comitê de Gabinete de Segurança do Governo (CCS), envolve a compra de um lote de seis Aeronaves de Patrulha Marítima (C295W MPA) destinadas ao Comando de Aviação Naval da Marinha e de nove Aeronaves de Vigilância Marítima (C295W MSA) para a Guarda Costeira Nacional.
Os modernos C295MPA fornecerão à Marinha Indiana uma grande capacidades de monitoração de longo alcance, busca e salvamento e de guerra antissubmarino, enquanto os C295MSA da Guarda Costeira ampliarão as capacidades em missões antipirataria, combate à pesca ilegal, auxílio humanitário, entre outras.
Atendendo o programa do governo chamado “Make in India”, as novas aeronaves receberão radares, sensores e outros equipamentos de missão desenvolvidos localmente pelo Departamento de Sistemas Aeronáuticos (CABS) da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO).
Com essa aquisição, o objetivo do Ministério de Defesa Indiano é manter a sua capacidade de vigilância e proteção das águas territoriais do país, sejam em áreas costeiras ou na extensa Zona Económica Exclusiva (ZEE).
@FFO