O Ministério da Defesa Nacional do Uruguai (MDN), informou que entre janeiro de 2018 e 18 de junho de 2020, ocorreram 55 situações em que a Força Aérea Uruguaia foi acionada para investigar 56 aeronaves suspeitas de ilícitos. O relatório é uma reposta aos questionamentos do deputado uruguaio Carlos Rodríguez.
O sistema de controle e defesa do espaço aéreo do Uruguai, identificou movimentações ou atitudes suspeitas envolvendo 18 aeronaves registradas no próprio país e 28 aeronaves estrangeiras (25 argentinas, uma brasileira, uma paraguaia e uma dos Estados Unidos). Além disto, foram registrados dez voos não identificados no espaço aéreo não controlado (classe “Golf”), onde não foi possível checar a origem e o destino dos aviões. Nestes casos, foram acionadas patrulhas da FAU para interceptar e identificar visualmente as aeronaves desconhecidas.
Particularmente nos dias 1º de agosto e 05 de outubro de 2018, duas aeronaves estrangeiras foram interceptadas, um Piper PA-18 argentino (LV-YQI) e um Cessna 206 paraguaio (ZP-BOO). Nos dois casos, ambos pilotos não responderam às ordens de manter contato bilateral por rádio com a aeronave interceptadora, e foram escoltadas até abandonarem o espaço aéreo uruguaio em direção à Argentina. Em ambos casos, as forças aéreas dos países foram informadas sobre a atitude das aeronaves.
O portal de notícias paraguaio Diário ABC noticiou, em 18 de outubro de 2018, uma grande operação da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD), visando desmantelar uma grande quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas. Na ocasião foram apreendidos num aeródromo privado no município de San Estanislao, departamento de San Pedro, no Paraguai, sete aviões suspeitos de serem utilizados no transporte ilegal de substâncias, entre eles estava o Cessna 206 (ZP-BOO).
O Ministério da Defesa encerra a nota, acrescentando que oito interceptações não implicaram na necessidade de ação ou contato bilateral com a aeronave interceptada, e foram apenas acompanhadas à distância por aeronaves da Força Aérea Uruguaia. Neste período a FAU empregou aeronaves Cessna A-37B do EA2C (Escuadrón Aéreo N°2 Caza) e os Pilatus PC-7U do EVA (Escuadrón de Vuelo Avanzado N°4).
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