Canadá fecha com a Saab a compra dos RBS 70 NG. A Saab recebeu, do Governo do Canadá, um pedido de compra do sistema de defesa antiaérea de curto alcance RBS 70 NG. O valor da aquisição é de aproximadamente C$ 227 milhões (SEK 1,8 bilhão), com entregas começando em 2024.
O material a ser adquirido inclui todo o equipamento necessário para operar o RBS 70 NG, quais sejam: postos de tiro, mísseis, viaturas para transporte, treinamento e suporte. Após um processo de aquisição competitivo, a oferta da Saab foi escolhida para atender ao requisito operacional urgente do Programa de Sistema Portátil de Defesa Antiaérea para Soldados do Canadá.
Por meio deste programa, a Saab fornecerá suporte de defesa antiaérea de longo prazo às Forças Armadas Canadenses, com foco específico no programa Enhanced Forward Presence (EFP) das Forças Canadenses na Letônia. Como parte de sua oferta, a Saab se comprometeu a desenvolver conteúdo local por intermédio de seu escritório no Canadá, bem como de parceiros e fornecedores estabelecidos naquele país.
“Temos o prazer de entregar nossa solução de defesa antiaérea comprovada e eficiente RBS 70 NG, sendo uma capacidade essencial para as nações atualmente”, disse o presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.
O RBS 70 NG é um sistema de defesa antiaérea de curto alcance fabricado pela Saab. É caracterizado por guiamento do míssil por feixe de laser ininterrupto e tecnologia de acompanhamento automático do alvo. A Saab tem clientes do RBS 70 NG em todo o mundo, incluindo Brasil, República Tcheca e Letônia.
@CAS