AIM-120 e GBU-53/B para a Itália. A luz verde do Departamento de Estado dos EUA para a venda de mísseis ar-ar BVR de médio alcance AIM-120C-8 AMRAAM e bombas GBU-53/B StormBreaker, para a Itália é um passo importante para fortalecer a defesa do país em tempo de ameças de guerra na Europa.
As aquisições aprovadas neste mês, estão avaliadas em US$ 69,3 milhões e US$ 150 milhões, respectivamente e devem assegurar o compromisso da Itália em melhorar as suas capacidades defensivas e sua contribuição de apoio a OTAN.
Os mísseis AIM-120C-8, produzidos pela RTX Corporation, Arlington, VA, equiparão os F-2000 Typhoon e F-35 Lightning II da Aeronautica Militare Italiana (AMI) ou Força Aérea Italiana. A venda via FMS consiste em 12 mísseis adicionais a um contrato já existente, eleva a contagem total para 24 AMRAAM (Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile). Além dos mísseis, o contrato inclui equipamentos de apoio, integração, apoio a testes, logística e pós-venda do fabricante.
Simultaneamente, as forças navais e aéreas italianas deverão receber um impulso nas capacidades de ataque de precisão através da aquisição da Bomba II de Pequeno Diâmetro (SDB-II), hoje designada GBU-53/B StormBreaker. A venda inclui 173 unidades reais (AURs) e 14 unidades de transporte cativo (CCRTs).
Estas munições avançadas, concebidas para serem utilizadas a partir de aeronaves F-35A da AMI e F-35B da Marina Militare (MM), aumentarão as capacidades ofensivas da Itália, proporcionando precisão na neutralização de alvos e minimizando os danos colaterais. Do ponto de vista estratégico, estas aquisições reforçam o papel da Itália como um forte aliado da OTAN, contribuindo para a estabilidade e segurança regionais
@CAS