2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza adestramento de infiltração com Grupamento de Mergulhadores de Combate.
Nos dias 24 e 25 de janeiro, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) participou de um adestramento de infiltração de Operações Especiais com o Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), realizando voos para infiltração de tropa por “Fast Rope” e “Rapel”.
A contínua integração entre o EsqdHU-2 e os elementos de Operações Especiais contribui para o incremento da capacidade operativa em questão, bem como para o pronto emprego dos nossos meios aeronavais em prol do Poder Naval.
CIAAN realiza Aula Inaugural do Curso de Especialização em Aviação para Praças
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou, no dia 23 de janeiro, a tradicional Aula Inaugural do Curso de Especialização em Aviação para Praças (C-Espc-AV) Turma 1/2024, marcando o início das atividades curriculares para os 81 alunos matriculados.
Na ocasião, o SO AV-MV Pedrosa, instrutor do CIAAN, proferiu uma palestra abordando a história da Aviação Naval, sua estrutura organizacional e as características das diversas Organizações Militares diretamente envolvidas nas atividades da Aviação. Ao longo da apresentação, o Suboficial compartilhou suas experiências e destacou pontos importantes de sua carreira, servindo de inspiração para os novos alunos.
A palestra contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do ComForAerNav, Capitão de Mar e Guerra (FN) Jonathan Sidney da Silva, do Comandante do CIAAN, Capitão de Mar e Guerra Celio Peres de Freitas e dos Titulares e Imediatos das Organizações Militares do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.
1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza exercício de Guerra Antissubmarino no Atlântico”com a presença do Comandante da Marinha e do Comandante em Chefe da Esquadra
O 1º Esquadrão de Helicópteros Antis-submarino (EsqdHS-1) realizou, no dia 22 de janeiro, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A140), um exercício de Guerra Antissubmarino, durante a comissão “ASPIRANTEX 2024”, empregando uma aeronave SH-16 “Seahawk”, com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Paulo César Bittencourt Ferreira.
Na ocasião, a aeronave realizou busca simulada de uma ameaça submarina em setor determinado na cobertura do Grupo Tarefa, tendo o NAM Atlântico como responsável pelo Controle de Helicópteros na Cobertura (CHC).
No exercício, uma segunda aeronave simulada, também sob o controle do A140, obteve contato submarino, dando início a um exercício de ataque vetorado (VECTAC) ao submarino fictício, com lançamento simulado de um torpedo MK-46.
O referido exercício contribuiu não só para o adestramento dos pilotos e operadores de sensores da aeronave SH-16, mas também para os Controladores Aerotáticos (CAT) do NAM Atlântico, preparando-os, de forma geral, para o ambiente de uma Guerra Antissubmarino.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO