USAF escolhe o pod LITENING Large Aperture da Northrop Grumman. A USAF selecionou o pod de mira LITENING Large Aperture da Northrop Grumman para melhorar sua frota atual de aeronaves de combate. O novo pod visa aumentar as taxas de sucesso da missão, pois dará maior alcance, resolução e versatilidade operacional.
Ao contrário dos pods de mira convencionais, o LITENING Large Aperture (LA) possui recursos como sensores digitais de luz diurna e infravermelho de alta definição, recursos de imagem em vários comprimentos de onda e processamento de vídeo mais rápido. Essas melhorias permitem que as tripulações detectem, adquiram e rastreiem alvos em distâncias maiores, garantindo consciência situacional e identificação de alvos em ambientes desafiadores.
O pod é usado pelos F-16AM/BM da Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF) e foi testado pela US Navy na aeronave F/A-18 Super Hornet. James Conroy, vice-presidente de Guerra Eletrônica e Miras na Northrop Grumman, expressou confiança no potencial do LITENING LA, afirmando: “Assim como o primeiro pod de mira LITENING transformou o apoio aéreo aproximado há mais de 20 anos, as capacidades de mira passiva de LA têm o potencial para mudar como os pilotos abordam o combate em conflitos de alta intensidade”.
Uma das características mais notáveis do LITENING LA é a sua capacidade de operar com o atual leque de aeronaves existentes, não necessitando de modificações para a sua integração. Esta solução econômica permite uma implantação rápida em diversas plataformas, garantindo que as tripulações possam aproveitar seus recursos imediatamente. O LITENING LA foi concebido com disposições para incorporar inteligência artificial e tecnologias de aprendizagem automática.
@CAS