A agência de compras militares da França ou Direction Générale de l’Armement (DGA), recebeu a primeira aeronave Beechcraft King Air 350 modificada para funções de inteligência, vigilância e reconhecimento (Intelligence, Surveillance, Reconnaissance – ISR). A transferência ocorreu em 31 de julho, porém só confirmada dia 8 de agosto.
As duas primeiras aeronaves ALSR foram encomendadas em junho de 2016 por €50 milhões (US$59 milhões), tendo a primeira chegado em maio de 2017 à Bordeaux-Mérignac na França, para ser modificada pela Sabena Technics, que instalou um conjunto de sensores da Thales. Inicialmente carregava o registro de teste temporário F-WTAP, mas foi re -registrado na sequência estatal F-ZACG. A segunda aeronave, F-WTAO, está em teste de voo em Bordeaux desde o outono de 2018.
Designado como Avions Légers de Surveillance et de Reconnaissance (ALSR) ou Aeronave Leve de Vigilância/Reconhecimento), as aeronave são semelhante aos Shadow R.Mk 1 da Royal Air Force. O ALSR possui uma grande carenagem inferior da fuselagem que abriga vários sensores.
Em serviço, o ALSR King Airs será pilotado pela Armée de l’Air (força aérea francesa) em uma série de tarefas ISR para apoiar a Direction du Renseignement Militaire (Agência de inteligência militar) e a Direction Générale de la Sécurité Extérieure (Direção Geral de Segurança externa). Eles complementarão as atividades vetores de coleta de inteligência, incluindo as aeronaves Atlantique 2 e sistemas aéreos remotamente pilotados, como o General Atomics MQ-9 Reaper.
@CAS