Azerbaijão apresentou o drone de combate turco Bayraktar Akinci. A Força Aérea do Azerbaijão apresentou o seu drone Bayraktar Akıncı, produzido pela empresa turca Baykar Technology. Uma cerimônia foi realizada em 09 de fevereiro nas instalações da Base Aérea de Salyan, região de Baku, com a presença do Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, do Diretor Técnico da Baykar, Seljuk Bayraktar, e demais autoridades dos dois países.
Os presentes conheceram as novas instalações da academia de treinamento para operadores de UAV da Força Aérea do Azerbaijão, localizada na Base Aérea de Salyan, e puderam ver um voo de apresentação do Akinci, o qual utilizava a matrícula provisória turca S40.
Além da infraestrutura e da aeronave, foram apresentadas ao Presidente Aliyev uma série de munições ar-solo, como o míssil de cruzeiro Roketsan SOM, míssil de cruzeiro Çakır, bomba guiada a laser MAM-T e bomba de uso geral equipadas com um kit de planeio, entre outras.
O governo do Azerbaijão comprou assinou a compra dos novos drones Akinci em março de 2022, com o primeiro grupo de pilotos azeris formados em em outubro do mesmo ano. Em abril de 2023, a Baykar e o Azerbaijão assinaram um memorando de entendimento (MOU) para a produção de drones no país.
O Azerbaijão é um antigo cliente da Baykar, tendo adquirido anteriormente os drones TB2, usados ativamente no conflito que mantem com a Armênia, na região do Nagorno-Karabakh.
O Akinci é um drone de alta altitude e longa resistência com peso máximo de decolagem de 6.000 kg, levando uma carga útil de 1.500 kg em voos de até 40 mil pés de altitude. Em comparação, os TB2 tem peso máximo de decolagem de 700 kg, levam uma carga útil de até 150 kg e voam em altitudes inferiores ao Akinci.
Quanto ao armamento, o fabricante informa que o UAV Akinci pode transportar uma ampla gama de munições, desde mísseis de média e longa distância, incluindo MAM –L, MAM-C, Cirit, L-UMTAS, Bozok, SOM-A, e a série de bombas Mark 81/82/83. Pelo menos três nações estão interessadas em adquirir o Akinci, informou a fabricante.
Fonte: Baykar Technology
@FFO