Comandante da Aeronáutica confirma estudos para compra de mais Gripens, outro caça e novo avião presidencial. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recentemente afirmou em entrevista que a Força Aéreas Brasileira (FAB), estuda a compra de um segundo lote de F-39 Gripen E, além de outro caça não revelado.
“Os 36 caças [Gripen E] são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção. Estamos trabalhando nisso e acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 [da Embraer]. Parte pode ser um segundo lote [de Gripen] e parte outra aeronave”, afirmou o Oficial-General em uma entrevista ao jornal O Globo, edição de domingo (11/02).
“Eu diria que é mais a necessidade de ter um produto desse. Vários países já adquiriram o avião, principalmente da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), colocando nosso avião em uma vitrine importante”, completou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.
Foi a primeira vez que o Comandante da Aeronáutica citou publicamente a informação de que a FAB estuda a compra de uma “outra aeronave” de caça. Esta situação é assunto na caserna desde o ano passado, quando vazou nas redes sociais a imagem de um slide de uma apresentação interna sobre o “Projetos Futuros”, com a foto de um F-16C ao lado de um F-39. Nada de oficial foi tornado público pela FAB sobre este assunto.
Programa Saab F-39 Gripen E na FAB
A FAB encomendou 36 caças Saab Gripen E, sendo 28 da versão F-39E (monoplace) e oito F-39F (biplace). A Saab montará parte destas aeronaves na unidade conjunta com a Embraer, localizada em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A fábrica sueca já entregou sete caças F-39E para o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar” (FAB 4101 à FAB 4107), além de uma unidade utilizada como plataforma de testes no País (FAB 4100).
Novo avião presidencial
Em outro trecho da entrevista, o Comandante da Aeronáutica foi questionado sobre o avião que atualmente serve a Presidência da República, o Airbus VC-1, sobre o qual respondeu:
“O nosso avião que atende ao presidente está com 18 anos. Daqui a pouco, a gente começa um processo de aquisição de outro avião. O mercado sempre oferece oportunidades de aviões usados. A autonomia do atual (avião) é boa, mas não é excelente para um país da nossa posição em relação à Europa e à Ásia. Isso é importante para qualquer presidente. Mas ainda estamos analisando cenários.”
O Transporte do Presidente da República em voos a longa distância é missão do Grupo de Transporte Especial (GTE), para o qual está equipado com um VC-1 (designação militar para o Airbus A319CJ). A aeronave, matriculada FAB 2101, foi comprada nova em 2005, e desde então serve a Presidência.
Com a recente incorporação de dois widebodies Airbus C-30 (A330-200) pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) “Esquadrão Corsário”, esta Unidade também atua na missão presidencial, principalmente em voos intercontinentais.
@FFO