Airbus e Arábia Saudita negociam novos A330 MRTT e A400M. A Airbus e o governo da Arábia Saudita estariam negociando um possível contrato envolvendo a aquisição de um lote adicional de aviões de reabastecimento e multimissão A330 MRTT para a reforço da capacidade. Atualmente a Força Aérea Real Saudita (RSAF) possui seis aeronaves deste modelo.
Além disso, Jean-Brice Dumond, chefe do setor de Aeronaves Militares da Airbus, disse em entrevista durante a World Defense Show 2024, em Riad, que a Arábia Saudita avalia a possibilidade de adquirir aeronaves de transporte pesado A400M para a RSAF. As negociações estão sendo conduzidas pela joint venture criada entre a Airbus e a Saudi Arabian Military Industries (SAMI).
Além disso, a Arábia Saudita considera fazer um pedido adicional de caças Eurofighter Typhoon, desenvolvido conjuntamente pela Airbus, BAE Systems e Leonardo, depois que a Alemanha levantou as objecções referentes à venda destas aeronaves à RSAF. Por outro lado, Riad também está de olho nos caças franceses Dassault Rafale, além de retomar as conversas com Washington sobre o estreitamento nos laços de defesa, após uma pausa ocorrida logo após o início do conflito entre Israel e o Hamas no início de outubro.
Com objetivo de reduzir a sua dependência econômica do petróleo, a Arábia Saudita busca desenvolver a indústria de defesa atraindo investidores e grandes empresas. O governo saudita tem um dos maiores orçamentos de defesa do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Rússia e Índia.
A Força Aérea Real Saudita reúne os seus seis Airbus A330 MRTT (matrículas 2401 à 2406) no Esquadrão 24, sediado na Base Aérea Prince Sultan, em Kharj, localizada a sudeste da capital Riad.
@FFO