Austrália anuncia investimento para acelerar o programa MQ-28A Ghost Bat. O governo australiano anunciou um financiamento adicional de US$ 259,5 milhões para fomentar ainda mais o programa a Aeronave de Combate Colaborativo (CCA) Boeing MQ-28A Ghost Bat. O objetivo é construir três novos drones na versão atualizada e aprimorada MQ-28A Bloco 2.
O governo australiano e a Boeing Defense Austrália estão trabalhando em conjunto no desenvolvendo do CCA Ghost Bat, um drone do tipo “loyal wingman” (“ala leal”). O contrato inicial prevê a construção de dez CCA MQ-28A Bloco 1 para a Força Aérea Real Australiana (RAAF).
“Este acordo mais recente nos permite continuar o caminho de desenvolvimento do MQ-28 para provar os seus sistemas, incluindo a validação do sistema de missão, cargas úteis, e requisitos operacionais”, disse Scott Carpendale, Vice-Presidente e Diretor Administrativo da Boeing Defense Australia.
A primeiro protótipo do MQ-28A Bloco 1 fez o seu voo inaugural em fevereiro de 2021, e desde então já voou sob o controle do software de comando autônomo do sistema de missão, ou seja, foi controlado por inteligência artificial.
De acordo com o Departamento de Defesa Australiano (DoD), este novo financiamento também apoiará o desenvolvimento do novo design, sensores críticos, cargas úteis de missão, equipamentos de combate e sistemas autônomos para o MQ-28A Bloco 2.
“A maior parte do financiamento será destinada ao desenvolvimento de tecnologia australiana que permitirá que os Ghost Bats atuem em conjunto entre si e com aeronaves tripuladas para cumprir sua missão”, disse Hon Pat Conroy MP, Ministro da Indústria de Defesa da Austrália.
Acelerar o programa MQ-28 é uma exigência da RAAF tendo em vista a necessidade de ampliar as suas capacidades de combate centrada em drones. A ideia é ter os Ghost Bat atuando ao lado dos caças de quinta geração F-35A Lightning II, particularmente tendo em vista o aumento das tensões na região indo-pacífico, onde os drones deverão ter grande protagonismo.
@FFO