Sikorsky conclui testes de voo de três MH-60R da Marinha da Grécia. No dia 7 de fevereiro, a Sikorsky informou que os testes dos sistemas integrados de missão e sensores de três helicópteros MH-60R Seahawk, adquiridos pela Marinha da Grécia, estavam prontos, o que permitirá o translado para o país europeu.
Os testes foram concluídos no início de dezembro de 2023, e verificaram que cada aeronave MH-60R passou na avaliação, sendo um sistema de armas aérea eficaz, operacional e capaz de realizar missões de guerra anti-submarino (ASW) e anti-superfície (ASuW) a partir de uma base terrestre ou embarcados em navio da esquadra grega.
A Grécia é o sétimo país a receber o helicóptero naval MH-60R da Marinha dos EUA. Na Europa, a Dinamarca opera nove aeronaves MH-60R. Espanha e Noruega fizeram pedidos em 2023 para 14 aeronaves MH-60R.
Em julho de 2019, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de sete helicópteros MH-60R para a Marinha Helênica, por um aproximado de US$ 600 milhões, incluindo peças sobressalentes, armamentos, treinamentos e suporte técnico. Em 26 de outubro de 2020, o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) aprovou o redirecionamento de três aeronaves destinadas à US Navy para cobrir às necessidades urgentes da Marinha Helênica. Em julho de 2021, o NAVAIR concedeu à Lockheed Martin uma modificação contratual no valor de US$ 129 milhões, autorizando a produção e entrega de três MH-60R Seahawk para reabastecer o estoque da Marinha Americana.
As três primeiras aeronaves MH-60R chegarão à Grécia em 2024 a bordo de aviões de transporte dos EUA. Ao todo serão 7 MH-60R Quatro aeronaves adicionais chegarão em 2025 para completar a compra de sete aeronaves pela Marinha Helênica. Serão matriculados de PN-71 a PN-77.
As aeronaves MH-60R da Marinha Helênica se juntarão às 11 aeronaves S-70B Seahawk existentes na Estação Aérea Naval de Kotroni. Conhecidos como Aegean Hawks, os helicópteros navais mais antigos foram adquiridos diretamente da Sikorsky entre 1994 e 2005.
@CAS