Marinha Indiana testa BrahMos com alcance de 900 km. A Marinha Indiana informou o engajamento bem-sucedido de um alvo terrestre de longo alcance usando o míssil de cruzeiro supersônico BrahMos no último dia 24 de janeiro.
O teste foi conduzido a partir de um contratorpedeiro da classe Rajput — o INS Ranvijay. O BrahMos, principal míssil ofensivo da Marinha Indiana, vem sendo submetido a testes frequentes para avaliar suas várias versões.
O teste de 24 de janeiro demonstrou a “capacidade ofensiva de precisão de longo alcance a partir de navios de combate” e coincidiu com um alerta de área de tiro real emitido pela Defesa Indiana, com comprimento máximo de 900 km, que esteve em vigor entre os dias 24 e 25 de janeiro. Isso indica que o míssil BrahMos consegue atingir alvos de até 900 km.
O BrahMos, também conhecido como PJ-10, é um míssil de cruzeiro supersônico tipo ramjet de médio alcance que pode ser lançado a partir de submarinos, navios, aviões de combate ou lançadores terrestres. Desenvolvido por uma joint venture entre a Organização Indiana de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) e a NPO Mashinostroyeniya da Rússia, o míssil é baseado nos P-800 Oniks.
Nomeado em homenagem ao Brahmaputra da Índia e ao Moskva da Rússia, o BrahMos já tem versões lançadas em terra e em navios já em serviço. Uma variante lançada do ar, compatível com o Su-30MKI, também entrou em serviço em 2019. Os planos para uma nova geração de mísseis BrahMos, desenvolvidos em conjunto pela Índia e pela Rússia, incluem um alcance de 800 km. O objetivo é eventualmente atualizar todos os mísseis para um alcance de 1.500 km.
@CAS