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Força Aérea Suíça realizará operação “rodopista” depois de 30 anos

24 de abril de 2024
Força Aérea Suíça realizará operação “rodopista” depois de 30 anos (Foto ilustrativa: Neo Falcon).

Força Aérea Suíça realizará operação “rodopista” depois de 30 anos. A Força Aérea Suíça (SAF) realizará em junho deste ano, operações de pouso e decolagem em uma rodovia como parte do exercício “Alpha One”. O objetivo da operação “rodopista” é avaliar a capacidade das suas Unidades operar fora de aeródromos em caso de interdição ou necessidade de combate.

O último exercício “rodopista” realizado pela SAF ocorreu em 14 novembro de 1991, quando jatos Hawker Hunter e um Northrop F-5 Tiger operaram por 36 horas na na autoestrada A2, perto de Lodrino, Ticino.

Jatos Hawker Hunters suíços operando em uma rodovia em 1985 (Foto: SAF).
Jatos Hawker Hunters suíços operando em uma rodovia em 1985 (Foto: SAF).

No final da década de 1950, o governo suíço aprovou a utilização de segmentos de rodovias como pistas de pouso e decolagem para aeronaves militares. Para isso, foram preparados trechos rodoviários de dois quilômetros em autoestradas de Münsingen (BE), Oensingen (SO), Alpnach (OW), Lodrino (TI), Sion (VS), Flums (SG) e Payerne (VD), que em pouco tempo podem ser fechados para os pousos.

F-5 da Força Aérea Suíça pousando em uma rodovia no país (Foto: SAF).
F-5 da Força Aérea Suíça pousando em uma rodovia no país (Foto: SAF).

Atualmente a Força Aérea Suíça tem três bases aéreas principais: Emmen (Lucerna), Payerne (Vaud) e Meiringen (Berna), sendo esta última equipada com hangares subterrâneos, chamados “Cavernes”. Ao lado destas bases existem também outras três dedicadas ao transporte aéreo em Dübendorf (Zurique), Locarno (Ticino) e Alpnach (Obwalden).

No próximo mês de junho, as operações “rodopista” acontecerão na autoestrada A1 entre Avenches e Payerne, na região da Base Aérea de Payerne. Estão previstas missões com os caças F/A-18 Hornet, por um período de 36 horas, para não impactar severamente no tráfego rodoviário. O objetivo é preparar os militares para operações descentralizadas em caso de conflito, garantindo a cobertura aérea mesmo com os aeródromos interditados.

De Havilland DH 112 Mk 4 Venom da SAF durante um exercício "rodopista" em 1970 (Foto: SAF).
De Havilland DH 112 Mk 4 Venom da SAF durante um exercício “rodopista” em 1970 (Foto: SAF).

Durante a guerra fria, a OTAN incentivou as operações “rodopistas” em grande parte da Europa, principalmente pelo risco de um ataque soviético contra as bases aéreas. Com o colapso do Pacto de Varsóvia, as operações em autoestradas foram gradualmente reduzidas, com a Finlândia e a Suécia mantendo exercícios regulares.

Com a guerra na Ucrânia e as crescentes tensões com a Rússia, muitas forças aéreas europeias retomaram a sua rotina de treinamento em operações “rodopistas”.

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