Futuro EA-37B Compass Call da USAF passa por testes na câmera anecóica. A USAF disponibilizou imagens do seu mais novo vetor de Guerra Eletrônica EA-37B passando por testes radiofrequência na câmera anecóica de Benefield do 772º Esquadrão de Testes (772nd TS) da Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Os testes avaliam anomalias de sensores, sistemas de missão, aviônicos, entre outros componentes eletrônicos específicos em ambiente eletromagnético blindado e controlado.
Anteriormente designado como EC-37B, em outubro de 2023 a USAF alterou a denominação para EA-37B para melhor identificar a sua missão de localizar e neutralizar alvos terrestres ou marítimos (saiba mais).
A aeronave passa por testes operacionais pré-entrega ao 55º Grupo de Combate Eletrônico (55th ECG) da Base Aérea Davis-Monthan, no Arizona, o que deverá ocorrer ainda este ano. O EA-37B será equipado com o sistema embarcado de ataque eletrônico “Compass Call”, atualmente utilizado nos EC-130H que deverão ser desativados no ano fiscal de 2026.
Pelo menos nove dos 14 EC-130H já foram enviados para armazenamento no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG), conhecido como “cemitério” (boneyard), localizado em Tucson, Arizona.
Baseado no jato executivo Gulfstream G550 altamente modificado, o novo EA-37B Compass Call será um sistema de armas de ataque eletromagnético aerotransportado. Ele foi projetado para interromper as comunicações, radares e sistemas de navegação inimigos, bem como suprimir suas defesas aéreas, bloqueando a transmissão de informações importantes entre sistemas de armas e redes de comando e controle.
O EA-37B tem melhor desempenho, velocidade, teto de serviço, autonomia e capacidade de voo que os atuais EC-130H, tornando-o ideal para a missão. Entre dez e 14 novos EA-37B Compass Call estão previstos para compor a frota da USAF.
@FFO