França compra Mistral 3 Short Range Air Defense (SHORAD). A Direction Générale de l’Armement (DGA) anunciou que assinou um contrato com a empresa de defesa europeia MBDA para o sistema de defesa aérea de curto alcance (SHORAD — SHOrt Range Air Defense) Mistral 3 (Missile Transportable Anti-aérien Léger).
O pedido, que incluí 329 mísseis de defesa aérea Mistral 3, foi feito como parte da carta de intenções multinacional assinada pela França, Bélgica, Chipre, Estônia e Hungria em junho de 2023. O Mistral 3 é um sistema francês de defesa aérea de curto alcance infravermelho fabricado pela MBDA France.
Mistral SHORAD pode ser usado em veículos, navios de superfície e helicópteros, bem como em uma configuração portátil. Quando utilizado na função MANPADS, o míssil “Mistral” é transportado num contêiner de transporte e lançamento (MPC), juntamente com um interrogador do tipo “amigo ou inimigo” (IFF), fonte de energia e tripé com os seus dispositivos de mira. Existem também unidades de lançamento que permitem o disparo do míssil a partir de veículos blindados, navios ou helicópteros (como o Aérospatiale Gazelle, o Denel Rooivalk ou o Eurocopter Tiger).
Para derrotar os sinalizadores ejetados (Flares), o míssil usa uma navegação proporcional usando um giroscópio, em vez do método de perseguição comum dos MANPADS guiados por IR. Para melhorar ainda mais a capacidade, o buscador do Mistral tem um campo de visão muito estreito para rejeitar iscas e interferências, o buscador pode inclinar-se na faixa de +/? 38 graus.
No lançador, o míssil sobe pelo giroscópio em 2 segundos e o tempo total de reação é de 5 segundos. O buscador IR refrigerado de duas cores (2–4 e 3–5 µm) do Mistral é desenvolvido pela SAT (Societe Anonyme de Telecommunications), e o míssil adota proximidade a laser e espoletas de impacto.
O Mistral 3, o mais recente da série de mísseis Mistral, está atualmente em serviço nas forças armadas francesas. Ele possui um buscador de imagens infravermelhas e possui recursos avançados de processamento de imagens.
O míssil possui a capacidade de atingir e atacar com eficácia objetos com assinaturas de calor mínimas, incluindo veículos aéreos não tripulados, mísseis e embarcações de ataque rápido a distâncias de até 7,5 km. Em novembro de 2019, o míssil Mistral 3 demonstrou as suas capacidades crescentes ao interceptar um alvo em movimento a mais de 7 km de alcance.
@CAS