UAS Aerosonde realiza o seu 1º voo embarcado no USS Savannah. A Textron Systems Corporation, uma empresa da Textron Inc., anunciou no dia 1/02 que o Aerosonde Uncrewed Aircraft System (UAS) realizou seu voo operacional a bordo de um Littoral Combat Ship (LCS) da US NAvt, o LCS-28 USS Savannah.
Em junho, a Textron Systems recebeu um contrato do Centro de Comando de Sistemas Aéreos Navais da Marinha dos EUA (NAVAIR) para fornecer suporte operacional tipo UAS a classe de navios de combate litorâneo (LCS — Lincoln Calibration Sphere) Freedom e Independence. O UAS Aerosonde apoiará as missões LCS de presença avançada, segurança marítima, controle marítimo e dissuasão com vigilância e serviços estendidos de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). O Independence Class LCS-28 USS Savannah marca o quinto navio da classe e o sétimo navio para o qual o sistema Aerosonde foi contratado.
O Aerosonde UAS oferece capacidade multimissão construída sobre uma família de sistemas que acumulou mais de 650.000 horas de voo ao longo de mais de 10 anos. Projetado para operações expedicionárias terrestres e marítimas e equipado para vídeo full-motion simultâneo dia/noite, retransmissão de comunicações, inteligência de sinais e uma carga útil selecionada pelo cliente em um único voo, a família Aerosonde Uncrewed Aircraft System (UAS) da Textron Systems de produtos oferecem desempenho confiável e multimissão em uma classe à parte.
Foi comprovado em campo com mais de 600.000 horas de voo, incluindo o calor do deserto e o frio do Ártico. O sistema está equipado para múltiplas configurações de carga útil com opções de decolagem e pouso verticais (VTOL) e de asa fixa.
@CAS