Lockheed Martin entrega 75º radar APY-9 para o E-2D. A Lockheed Martin, entregou a Northrop Grumman o 75º radar APY-9 para a aeronave de alerta aéreo antecipado (AEW — Airborne Early Warning) E-2D Advanced Hawkeye da US Navy. O E-2 Hawkeye é a plataforma AEW mais fabricada e entregue do mundo.
A mais nova variante, o Advanced Hawkeye está na vanguarda da capacidade tecnológica, em parte devido ao radar APY-9 da Lockheed Martin. O E-2, construído pela Northrop Grumman, são os “olhos da frota” da Marinha dos EUA devido à sua capacidade de vigiar simultaneamente o ar, a terra e o mar.
Sempre que um porta-aviões da US Navy tem aeronaves no ar, há um radar APY-9 em funcionamento, protegendo os Estados Unidos e seus aliados. A US Navy adquiriu 80 E-2, o Japão comprou 18 E-2D Hawkeye e a França comprou outros três.
“Como sensor primário do E-2D, o radar APY-9 tem um longo legado de fornecimento de dissuasão ágil para maior segurança do século 21”, afirmou Chandra Marshall, vice-presidente de negócios de Radar & Sensor Systems da Lockheed Martin. “Nosso foco principal é trazer nossos militares e mulheres para casa com segurança, e o APY-9 define esse padrão para todos os outros radares AEW”.
Espera-se que o APY-9 esteja em produção até ao final da década de 2020, e em modernizações e sustentação logística até à década de 2040. A Lockheed Martin é colaboradora do projeto E-2D há mais de duas décadas.
Os radares da Lockheed Martin são projetados com um alto grau de semelhança, estão disponíveis em configurações altamente móveis, operam em todos os ambientes implantados em todo o mundo. É por isso que os radares da Lockheed Martin são a escolha de mais de 45 nações em seis continentes.
O Northrop Grumman E-2 Hawkeye é uma aeronave americana de alerta aéreo antecipado tático (AEW) para todos os climas e com capacidade para porta-aviões. Esta aeronave bimotora turboélice foi projetada e desenvolvida durante o final dos anos 1950 e início dos anos 1960 pela Grumman Aircraft Company para a US Navy, como um substituto para o anterior E-1 Tracer.
O desempenho da aeronave foi atualizado com as versões E-2B e o E-2C, onde a maioria das alterações foi feita no radar e nas comunicações devido aos avanços nos circuitos integrados eletrônicos e outros componentes eletrônicos. A quarta versão do Hawkeye é o E-2D, que voou pela primeira vez em 2007. A plataforma E-2D Advanced Hawkeye fornece dados críticos e acionáveis para permitir o domínio da decisão para forças conjuntas e socorristas. Estes avanços proporcionam às forças armadas a consciência situacional necessária para reduzir o tempo entre a consciência inicial e o envolvimento ativo.
@CAS