Alemanha antecipará a desativação dos helicópteros de ataque Tiger. A Alemanha anunciou que deverá ocorrer em 2032 a aposentaria da frota de helicópteros de ataque Tiger do Exército, antecipando em seis anoso cronograma originalmente previsto. A informação foi publicada em 31/01 no Relatório Anual do Comando das Forças Armadas (Bundeswehr).
Em maio de 2023, citando um porta-voz do Bundeswehr, a agência de notícias Reuters divulgou que os helicópteros de ataque Airbus EC665 Tiger do Exército Alemão seriam desativados apenas em 2038.
De acordo com o relatório do Bundeswehr, os helicópteros Tiger KH serão retirados de uso operacional em 2032. A frota será gradualmente reduzida para 33 helicópteros até 2028. Pelo menos 24 dessas aeronaves serão da configuração ASGARD (Afghanistan Stabilization German Army Rapid Deployment) e permanecerão em serviço até 2032.
Atualmente o Exército Alemão conta com 51 Tigers, sendo que apenas 13 deles foram atualizados para o padrão ASGARD entre 2011 e 2014. Para padronizar a frota que irá permanecer em operação até 2032, outros 11 helicópteros serão elevados ao padrão ASGARD.
Entre as atualizações do ASGARD estão a instalação de motores aprimorados de melhor desempenho (high and hot), filtros de proteção contra ingestão de detritos, armamento de defesa adicional, gravador de dados de missão e equipamentos de comunicação aprimorados para missões internacionais.
@FFO